AÇÃO POLICIAL

Homem suspeito de praticar dezenas de furtos qualificados em Palmas é preso pela Polícia Civil

Encontra-se recolhido na carceragem da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), um homem de 29 anos de idade, o qual é suspeito de praticar o crime de furto qualificado, mediante utilização de chave falsa. A captura do indivíduo foi realizada por policiais civis da 1ª Delegacia de Palmas, coordenados pelo delegado Gregory Almeida Alves do Monte, em decorrência de cumprimento de mandado de prisão, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Palmas.

De acordo com informações da autoridade policial, o suspeito já estava sendo investigado há mais de seis meses por suspeitas de envolvimento em arrombamentos de veículos que estavam estacionados em vários pontos da capital, sendo que no dia 12 de dezembro de 2020, após a realização de busca domiciliar, foram encontrados mais de 30 objetos de origem suspeita na residência dele, dos quais, vários foram reconhecidos por vítimas que tiveram seus veículos abertos e objetos subtraídos.

 

Investigações  

Ainda de acordo com o delegado, o indivíduo preso hoje é o principal suspeito de ter subtraído objetos no interior de veículos estacionados no Hospital Geral de Palmas no dia 22 de outubro de 2020. Na ocasião, a ação foi gravada por transeuntes e transmitida em mídias sociais locais. Também segundo revelaram as investigações da Polícia Civil, os crimes de furtos cometidos no interior de veículos eram realizados com a utilização de um aparelho de controle remoto, popularmente conhecido como “Chapolim”, sendo que o criminoso ao perceber a aproximação de um carro, ficava de prontidão e quando o motorista saía do veículo e acionava o alarme que por sua vez aciona as travas elétricas, o mesmo não trancava, porque o autor acionava o seu próprio dispositivo e assim impedia o fechamento do carro.

“Na certeza que havia de fato trancado seu veículo, o proprietário se afastava, momento em que o criminoso entrava em ação, e como tinha bloqueado o travamento do automóvel, invadia o interior do mesmo e furtava tudo o que encontrava pela frente”, frisou a autoridade policial. A ação foi comandada pelo Delegado Gregory Almeida Alves do Monte, que substitui temporariamente durante as férias da Autoridade Policial titular da 1ª DP, delegado Túlio Pereira Motta. O delegado Gregory Almeida esclareceu que assumiu a unidade policial no dia 26 de dezembro de 2020 e recebeu o caso como prioridade, tento em vista que o homem capturado hoje é suspeito de praticar crimes de furto de forma contumaz.

Autuado por receptação

 

Na ocasião da prisão, o homem foi encontrado de posse de um veículo Toyota corola, de cor branca, ano 2014, que foi furtado no município de Porto Nacional, em 2020, sendo que o veículo apresentava características de clonagem. Desse modo, além do cumprimento ao mandado de prisão por furto, o indivíduo também responderá pelo crime de receptação dolosa de veículo automotor.

O Delegado-chefe da 1ª DPC e que iniciou as investigações, Túlio Pereira Motta mostrou-se bastante satisfeito com o resultado da ação policial e disse que essa prisão finaliza a investigação, por crimes de furtos, praticados no centro desta capital, mais importante do ano de 2020.

“Desde que iniciamos as investigações tínhamos como prioridade elucidar esse caso, haja vista que várias pessoas tiveram seus bens subtraídos de dentro de seus veículos e, com o aprofundamento das investigações, descobrimos que esse homem preso nesta segunda-feira, seria o responsável por incontáveis crimes de furto qualificado. Desse modo, a Polícia Civil traz um pouco mais de paz e sensação de segurança a população”, ressaltou o delegado Túlio.