Política

Professor de Libras surdo, Cleysson Wender se filia ao PSD e anuncia pré-candidatura a vereador de Araguaína

O professor de Libras surdo Cleysson se filou ao partido PSD e anunciou sua pré-candidatura a vereador de Araguaína.

Apesar de bastante jovem, Cleysson é bastante conhecido em toda a comunidade de Araguaína, com um histórico vasto de desafios e vitórias. Sempre atuante como representante da comunidade surda de araguaina, entra com mais esse sonho, sendo o primeiro pré candidato surdo da história do estado.

Cleysson nasceu ouvinte, mas logo cedo foi acometido por uma meniginte, deixando-o surdo. Como Araguaína não tinha políticas educacionais voltada para a comunidade surda, Cleysson se mudou pra Goiania onde teve seu primero contato com instituições bilingues libras/português. Seu retorno à Araguaína a partir de 2009 foi maracado por diversos desafios afim de construir pontes de acessibilidade entre as instituições publicas e privadas com a comunidade surda que tem como primeira língua a Lingua Brasileira de sinais.

Apresentou projetos de acessibilidade para diretores de escolas, conquistando assim a primeira contratação de um profissional interprete de libras por uma escola na cidade, Escola SESI, desde então, instituições tem buscado ações que visem garantir o direito linguistoco da comunidade surda da cidade, era claro uma crescente onda de auto estima por parte dos assistidos.

Desde os 13 anos, tem se tornado referencia em políticas publicas de inclusão e acessibilidade, sendo convidado, em sua grande maioria de forma voluntaria, para participar de congressos, seminários e cursos de capacitação de profissionais de instituições acadêmicas. Questionado por essas ações ele diz: Meu objetivo sempre foi disseminar a língua de sinais, quebrar barreiras de comunicações em diversos ambientes públicos e privados, é assistir o desenvolvimento de nós araguainenses, não só de forma econômica, mas como uma sociedade que integra as diversidades existentes.

Já participou como palestrante na assembleia legislativa do Estado do Tocantins e até recebeu homenagem

No currículo acadêmico, Cleysson registra por três vezes, em anos consecutivos, a primeira colocação em vertibulares da UFT, posteriormente foi cursar em Porto Nacional a graduação em Letras/Libras e trabalho bolsista CNPQ Corpus libras Palmas Tocantins, agora de volta à Araguaína já garantiu aprovação no concurso da prefeitura para a vaga de professor de Libras na rede municipal.

A filiação de Cleysson foi bastante comemorada por toda a comunidade surda que é composta essencialmente por surdos, familiares de surdos e os profissionais bilingues que atuam na intermediação nessa comunicação.