TRÂNSITO

Na Semana Nacional do Trânsito, SES-TO conscientiza para a prevenção de acidentes

Com o tema ‘Paz no trânsito começa por você’, teve início na quarta-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito 2024, que segue até o dia 25 e busca promover a conscientização e a educação para um trânsito mais seguro. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza a sensibilização de condutores e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) tem trabalhado no suporte técnico aos municípios, fomentando a pauta de segurança do trânsito junto às secretarias municipais de saúde. “Aproveitamos a Semana Nacional para enfatizar os trabalhos que temos realizado ao longo do ano, buscando que o Tocantins alcance um trânsito mais seguro”, afirmou a gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis da SES-TO, Hortência Farias Gomes.

A servidora complementou que, “durante este mês, especialmente nesta semana, propomos que as Secretarias Municipais de Saúde promovam ações como palestras e rodas de conversa em setores públicos e privados. Muitos já estão realizando as ações de prevenção e promoção da saúde, a fim de propagar a conscientização sobre um trânsito seguro, e parabenizamos a todos pela participação ativa e mobilização social”.

Dados de acidentes

Conforme dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), de janeiro a agosto deste ano, houve 304 registros de óbitos por acidentes de trânsito no Tocantins. A maior parte das vítimas foram homens, com 261 óbitos registrados, enquanto 43 foram mulheres. As faixas etárias mais afetadas pelos acidentes de trânsito foram: 30 a 39 anos, com 67 óbitos; 20 a 29 anos, com 56 óbitos e 40 a 49 anos, com 50 óbitos. Neste período, os motociclistas foram as vítimas mais impactadas, com 138 óbitos registrados.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2024, foram notificados 2.871 acidentes de trânsito. Os cinco municípios com maiores números de notificações de acidentes até agosto, foram: Araguaína (900), Gurupi (532), Porto Nacional (361), Palmas (312) e Augustinópolis (301).