Educação TRÂNSITO

Governo do Tocantins premia vencedores do concurso de redação sobre Segurança no Trânsito

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), realizou nesta quarta-feira, 18, a premiação do I Concurso Estadual de Redação 2024 sobre Segurança no Trânsito, voltado para estudantes do Ensino Médio da rede estadual.

Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, a primeira edição da competição teve como objetivo promover a educação de um trânsito mais seguro e estimular a reflexão sobre a segurança viária nos jovens. A premiação aconteceu durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito.

A diretora de Currículo e Avaliação de Aprendizagem da Seduc, Gabriela Fernanda do Carmo, reforça a importância da parceria com o Detran para a formação de jovens sobre a segurança no trânsito.  “De vários projetos que são desenvolvidos na nossa diretoria, esse programa da educação no trânsito é um que nós temos dado uma atenção especial, justamente por ser um assunto que precisa ser levado para os nossos estudantes, para serem conscientizados e também conscientizarem as suas famílias”.

O presidente do Detran Tocantins, Willian Gonzaga dos Santos, expressou a relevância desse concurso e do interesse dos jovens no assunto. “O trânsito é complexo e precisa que todos se envolvam nessa causa. Hoje somos muito bem representados pelo Governo do Estado, que trabalha e cuida das pessoas, além de sempre ter cobrado dos secretários ações efetivas que realmente mudam a realidade de todos. E quando nós falamos do trânsito, nós estamos falando de vidas”.

A estudante Isadora Gomes Salgado, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, foi a vencedora da etapa estadual. A jovem revela que aprendeu muito sobre leis de trânsito com a redação. “É uma coisa que precisamos aprender, que é útil para a vida de todos. É muito importante falar sobre a educação no trânsito e pensar no coletivo. Estou muito feliz e realizada por ter vencido, tanto a etapa regional de Palmas, mas principalmente a etapa estadual”, declarou.

Para a professora de Língua Portuguesa e orientadora da aluna Patrícia Marinho, o processo de criação da redação foi muito valoroso para a jovem. “Enquanto estudante do Ensino Médio, que vai um dia ser motorista, e que também tem um papel como pedestre, esse aprendizado foi essencial. E foi o que a gente discutiu muito em sala, junto com os professores de Filosofia, Sociologia e História. Então, durante todo o processo, junto com o Laboratório de Redação, que é uma iniciativa da nossa escola, e comigo orientando ela, nós fizemos essas reflexões não só para a redação, mas também para o papel dela enquanto cidadã para se portar no trânsito”, destacou.

Premiação
Na ocasião foram premiados os três melhores colocados de cada regional e em seguida os três melhores do estado. Na etapa regional, o terceiro lugar recebeu um smartwatch, o segundo lugar um tablet, e o primeiro lugar um smartphone. Já na etapa estadual, os vencedores e os professores orientadores receberam como prêmio uma viagem para pontos turísticos do Tocantins, com direito a um acompanhante cada.

Em terceiro lugar, a estudante Bianca Gabriele Ribeiro, do Centro de Ensino Médio Félix Camoa I, de Porto Nacional, ganhou uma viagem para o Parque Estadual do Cantão.

O segundo lugar ficou com a estudante Diulha Mariana Garcia, do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura, de Palmeirópolis, que ganhou uma viagem para Serras Gerais.

Por fim, a estudante Isadora Gomes Salgado, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, além do primeiro lugar, ganhou uma viagem para o Jalapão e uma carteira de motorista garantida ao completar 18 anos.