Geral

Em Gurupi está sendo discutido os últimos detalhes para início das obras da nova sede das Promotorias de Justiça

As obras de construção da nova sede das Promotorias de Justiça de Gurupi devem começar nos próximos 90 dias. A previsão para o início das obras foi discutida na tarde desta quarta-feira, 06, durante uma visita do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), José Omar de Almeida Júnior, ao prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. Na ocasião, foram discutidas as parcerias e apresentado o projeto arquitetônico da unidade do Ministério Público Estadual.

A nova sede das Promotorias de Justiça de Gurupi será construída em terreno cedido pelo Governo Federal, por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), denominado Park Filó Moreira, local que reunirá diversos órgãos públicos, entre eles, o Fórum e a Defensoria Pública. A previsão de investimento é de R$ 6 mi e contará com o apoio do Governo do Estado, nos moldes da parceria firmada com o Tribunal de Justiça para a construção do Fórum de Araguaína. Conforme o projeto arquitetônico, a sede terá aproximadamente 1.500 m2 de edificação.

À prefeitura de Gurupi caberá a instalação de infraestrutura necessária para receber o canteiro de obras, a exemplo do desmembramento, instalação de água, esgoto, energia e também o georreferenciamento. O prefeito Laurez Moreira pediu agilidade da equipe técnica do Município para que o MPE possa dar início à construção e falou da satisfação em ter uma obra deste porte na cidade. “O Ministério Público tem grande importância enquanto instituição que prima pela defesa da sociedade e deve ter um local de trabalho apropriado. A população e os membros do Ministério Público merecem uma sede moderna e com boas condições de trabalho. É a realização de um sonho não só do das promotorias de Justiça, mas também nosso, enquanto prefeito”, declarou Moreira.

O PGJ agradeceu a disponibilidade da prefeitura para a concretização de mais esse projeto institucional que, segundo ele, irá colaborar para a prestação de serviço de excelência à comunidade. “Nós temos urgência para iniciar a obra e passados os trâmites burocráticos de projetos e licitação, acreditamos que conseguiremos entregar o prédio em 14 meses”, disse José Omar.

Acompanharam o procurador-geral de Justiça a chefe de gabinete da PGJ, Promotora de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira, e a arquiteta Tânia de Fátima Vasconcelos.

Park Filó Moreira

O Park Filó Moreira é uma área localizada no trevo sul de Gurupi, às margens da BR-153, antigo DNIT. O local será o maior e mais abrangente complexo de órgãos públicos do Tocantins, construído em uma área total de 140 mil metros quadrados.

No Parque, serão construídas sedes próprias de órgãos como Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal (JF), Defensoria Pública (DPE), Fórum, Câmara Municipal de Gurupi, DNIT, além de um centro de atividades do Sesc. (Denise Soares)