Araguaina Educação

UFT de Araguaína oferta 225 vagas em 13 cursos de graduação

Foto: Prefeitura de Araguaína

 

O segundo maior câmpus da UFT está na região norte do Tocantins, em Araguaína, distante cerca de 380 quilômetros de Palmas. Com cursos divididos em duas unidades (Cimba e Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia – EMVZ), o Câmpus de Araguaína terá 225 vagas à disposição dos candidatos, com graduações em licenciaturas, bacharelados e também cursos tecnológicos, em áreas estratégicas para a região. Pela primeira vez o Câmpus vai ofertar vagas (15) pelo Sisu no bacharelado em Medicina – curso que registrou maior procura no Vestibular da instituição, cujas provas ocorreram no último dia 9 de dezembro.

As duas unidades abrigam 2.940 alunos nos cursos presenciais, 138 técnicos administrativos e contam com 231 professores. Pelo Sistema de Seleção Unificada, os 13 cursos disponíveis com vagas estão divididos entre áreas do conhecimento das Ciência Animal, Ciências Humanas e Letras, Ensino de Ciências e Gestão de Negócios e também Ciências da Saúde, com o curso de Medicina.

A Unidade Cimba fica no bairro de mesmo nome, próximo ao centro de Araguaína, enquanto a EMVZ fica na zona rural da cidade, a pouco mais de 11 quilômetros do centro, numa área de mais de mil hectares (sendo 200 hectares abertos e o restante composto por mata ou área de preservação). A cidade também abriga mais duas unidades – estas cedidas pelo governo do estado para a UFT – o Hospital de Doenças Tropicais, (gerido pela Ebserh e transformado em Hospital Universitário – o HDT-UFT) e a unidade Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop). O Câmpus têm, além das graduações presenciais, outros cursos em formatos de Ensino a Distância (EaD) e também de pós-graduação, com sete mestrados e dois doutorados.

Mudanças no Sisu 2019

O Ministério da Educação (MEC) divulgou mudanças para o Sisu 2019. Em 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. A regra mudou. Agora, será apenas uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas das suas opções de curso.

De acordo com o MEC, a mudança possibilita “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu”. A mudança permitirá ainda, diminuir o tempo de convocação das listas de espera, permitindo que os estudantes aprovados consigam se matricular antes do período letivo, ajudando a diminuir a quantidade de vagas ociosas.