ESTADO

Tocantins participa do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, com a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, no Acre

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (Semarh-TO) participa nesta quarta-feira, 10, da abertura do diálogo com a temática “Amazônia 30: Ecossistema de Inovação e Restauração Florestal”, na reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, junto à Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF TF), sediado no estado do Acre.

Nesta ocasião, estão reunidos membros da cooperação internacional da Alemanha, Reino Unido, Noruega e Estados Unidos, representantes de fundos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ONGs, além dos secretários de Estado e chefes de poderes.

Essa reunião faz parte do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que será realizado nos próximos dois dias, na capital acreana, com a presença dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, entre eles, o Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Tocantins, Amazonas e Pará.

Na abertura do Fórum, a secretária do Meio Ambiente do Acre, Julie Messias, que também é presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal e da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF – Brasil), enfatizou a importância da integração entre diferentes setores da cooperação internacional, a urgência da restauração florestal e a demanda de impulso com mecanismos inovadores, para enfrentamento dos desafios ambientais.

A assessora de Apoio à Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh-TO, Isabel Acker, representa o secretário Marcello Lelis nesta edição do evento no Acre e reiterou que, “o evento traz para o debate a necessidade da integração para encontrar soluções com base na realidade local, envolvendo as comunidades e projetos que contemplam seu conhecimento e o desenvolvimento de uma parceria que conta com a participação dessa população. Através da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, o Estado prepara essa base da política de governo e assim possa receber as parcerias com os diversos setores nacionais e internacionais”.

No Tocantins, o secretário Marcello Lelis acompanha a transmissão do Fórum e considera fundamental tratar de ecossistema de inovação e restauração florestal nesse encontro, “porque aqui [no Tocantins] estamos buscando parcerias internacionais e temos recebido diversos representantes de governos europeus, Noruega, Alemanha e também dos Estados Unidos. Portanto, essa discussão de uma possível cooperação internacional [no Fórum] para promover inovações na Amazônia Legal é muito importante”.

A superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, ressaltou que boa parte dos recursos financeiros destinados ao meio ambiente vem do Fundo Amazônia, uma fonte suprida por recursos internacionais provenientes de REDD – Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal.

“O resultado que o Brasil teve de REDD gerou créditos de pagamento por resultados e esse recurso foi para este Fundo. Então nós temos ali [no Fórum], um painel voltado para essa área, além de outros debates voltados para a restauração da floresta amazônica e das savanas nos estados da Amazônia Legal. A restauração ambiental é essencial, determinadas áreas que foram desmatadas podem comprometer o fornecimento de serviços ecossistêmicos, o que torna a restauração dessas áreas fundamental”, pontuou a superintendente, Marli Santos.

Fórum no Acre

Com o objetivo de promover a recuperação florestal na Amazônia, reconhecendo-a como uma estratégia vital para garantir não apenas a saúde dos ecossistemas, a manutenção e recuperação da biodiversidade, mas também a segurança alimentar, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, sedia a Reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, junto à Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF TF).

Na abertura do evento, os convidados receberam as boas-vindas da presidente do Fórum de Secretários/GCF TF, Julie Messias e do secretário Executivo da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Floresta, Carlos Aragon. Em seguida, no primeiro painel, “Marco e Perspectivas da Cooperação Internacional para a Amazônia”, com moderação da secretária da Sema-Acre e presidente do Fórum de Secretários, Julie Messias, foi composta uma Frente de Honra composta pela Oficial Sênior para Políticas de Florestas e Uso da Terra da Embaixada da Alemanha (conexão virtual), Franziska Troger, diretora de Sustentabilidade, Clima, Floresta, Financiamento Verde e Transição Energética do Reino Unido no Brasil, Erika Gouveia, a enviada do Governo da Noruega para Clima e Floresta para o Brasil, Vedis Vik, a diretora de Meio Ambiente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Catherine Hamlim e o coordenador geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, Wófsi Yuri Guimarães de Sousa.

Os painéis do Fórum estão disponíveis na Programação do Evento e a abertura foi transmitida pelo Canal da Sema/AC.