AÇÃO POLICIAL

Simulação de resgate de vítima reúne bombeiros militares e colaboradores do Capim Dourado Shopping, em Palmas

Foto: Luiz Henrique

Um começo de expediente diferente marcou o dia de trabalho de dezenas de funcionários das lojas do Capim Dourado Shopping. Foi com a presença do Corpo de Bombeiros Militar no resgate de uma “vítima” na parte superior do prédio, onde ficam as máquinas condensadoras dos aparelhos de ar-condicionado, necessitando de diversas viaturas da corporação.

Na simulação, um funcionário teria passado mal quando fazia a manutenção dos equipamentos, na parte superior, que é de difícil acesso e restrito, necessitando ser resgatado com maca, vítima de uma pequena explosão de um princípio de incêndio. Na ação, participaram bombeiros militares do 1º Batalhão e Companhia de Busca e Salvamento, usando uma Viatura Auto-Plataforma (APM) com cesto, onde o socorrista é levado a mais de 30 metros de altura, podendo chegar ao ponto exato onde está a vítima e fazer a extração, trazendo-a em segurança para o solo. Após a retirada da vítima foi também feito o resfriamento do local onde havia acontecido o princípio de incêndio e a explosão que vitimou o colaborador.

Foto: Luiz Henrique

 

E assim aconteceu, com a participação de diversos bombeiros militares, com apoio da Viatura de Resgate e Auto-Salvamento, além de equipamentos para os mais diversos tipos de situações. O evento contou ainda com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Pois haviam outras situações simuladas concomitantes à atuação do Corpo de Bombeiros Militar.

“O simulado visa treinar nosso pessoal para eventual emergência real, verificar intercorrências que possam acontecer e assim corrigi-las a tempo”, explicou o tenente-coronel Alex Matos Fernandes, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

Foto: Luiz Henrique

 

Com a ação prática, possíveis problemas são detectados, com a solução imediatamente listada para a garantia da eficácia em situações reais. “No caso do evento de hoje, no Capim Dourado Shopping, um dos objetivos era elencar pontuações específicas que possam ser corrigidas nos aspectos estruturais e ou de procedimentos para melhorar nossa atuação, e assim ela ser efetiva, eficaz no atendimento a uma necessidade real”, afirmou Matos.

Segundo Daniel Reis, gerente de operações do Shopping, anualmente, duas ações parecidas são realizadas pela empresa, sendo uma interna e a segunda envolvendo as forças públicas de segurança.

“Elas ocorrem justamente para entendermos o nosso tempo de resposta com a brigada e no primeiro combate, e ainda no acionamento das forças públicas alinhadas para garantir a integridade das pessoas. Vários treinamentos ocorreram antes dessa simulação vista hoje, e todos os funcionários estão treinados e capacitados para uma situação adversa”, disse Daniel.

Foto: Luiz Henrique
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.