Araguaina

Show de talentos marca final do 1° Festival Itinerante de Música da Juventude

A 1ª edição do Festival Itinerante de Música da Juventude de Araguaína, uma competição que propõe utilizar a música como instrumento de protagonismo juvenil, teve sua final na noite da última sexta-feira, 11, na quadra do Colégio Estadual Rui Barbosa. Os oito finalistas se apresentaram para um grande público, formado por estudantes, amigos, familiares e colaboradores das escolas participantes.

A emoção dos candidatos empolgou o público, que vibrou a cada apresentação, apoiando os jovens artistas que foram avaliados pelos cinco jurados, por critérios como afinação, timbre, expressividade, originalidade e presença de palco.

A vencedora da competição foi a estudante Sarah Vitória, representante do Centro de Ensino Médio Benjamin José de Almeida. O segundo lugar foi conquistado Ítalo Matheus, também representante da mesma escola. Em terceiro lugar ficou a dupla Barões do Rui, do Colégio Estadual Rui Barbosa. Houve medalhas, troféus e premiações para os três primeiros colocados.

“É um grande passo rumo ao sonho da minha vida, que é cantar profissionalmente. Eu canto desde muito pequena na igreja, a música sempre fez parte da minha vida e é o que eu quero seguir fazendo, louvando a Deus através da música”, declarou a campeã, de 17 anos.

Confraternização
O clima de confraternização entre os representantes das duas escolas marcou a final da competição. Alegria, emoção, torcidas organizadas e muito talento também não faltaram. Até a diretora do Colégio Rui Barbosa, Eva Amorim, se arriscou no palco e fez a alegria dos alunos.

“É muito bom receber o festival em nossa escola. Além de uma oportunidade para que nossos alunos possam mostrar a receptividade e o acolhimento que aprendem, é um evento que vem dar exemplo de que eles podem sonhar e acreditar que correndo atrás eles poderão conquistar seus sonhos”, comentou a diretora.

Preparativos
Desde a etapa classificatória, realizada em 12 de setembro, os concorrentes vêm se preparando para a final do festival. Em 25 de setembro, eles participaram de uma oficina de postura e presença de palco, ministrada pela professora de técnicas para canto popular, atriz, cantora e compositora Nice Albano; e de uma mesa redonda com a psicóloga e neuropsicopedagoga Nira Câmara.

No dia 26 de setembro, houve ensaio com a banda base no Espaço Cultural ArtPalco. Na última quinta-feira, 10, os finalistas visitaram o Edvan Studio, no Bairro São João, onde participaram de um workshop sobre a vivência musical.

Próximas edições
Realizado pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Diretoria da Juventude da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o festival itinerante tem como objetivos incentivar a criatividade musical, disseminar a arte entre os jovens, promover o intercâmbio cultural, descobrir e valorizar novos talentos.

“Já estamos preparando a próxima edição do festival, que será realizada ainda neste ano em outra escola”, afirmou o diretor da Juventude, Gil Marcos.