Na sexta-feira, 25, o titular interino da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Paulo César Benfica Filho, recebeu a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Luana Nunes. Em pauta, a ampliação dos atendimentos às pessoas com deficiências, no município e região Sul do Estado.
O gestor ouviu as demandas e destacou as ações do Governo do Tocantins, para garantir assistência continuada à população, por meio dos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs). “A gestão já criou uma superintendência específica para este público, o que mostra o compromisso em garantir um atendimento célere e de qualidade. As parcerias para ampliar as ofertas são bem-vindas e alinhamos com as áreas afins, para que sejam viabilizadas”, afirmou Paulo Benfica.
“Nós viemos aqui solicitar parceria para que nós possamos viabilizar o CER, que é o Centro Especializado de Reabilitação. Conseguimos recursos do Ministério da Saúde, para a construção, mas a manutenção é a nossa grande dificuldade. Buscamos uma parceria financeira ou de profissionais, para que com o gerenciamento do Hospital do Amor, termos atendimento de reabilitação, trabalhando com deficientes físicos e deficientes intelectuais a princípio”, destacou a prefeita Josi Nunes.
Para a solicitação da prefeita, o secretário solicitou apresentação de projetos do município sobre a demanda existente, para avaliação da gestão estadual, sobre a viabilidade da parceria. “De antemão, já afirmamos que é de interesse do Estado, a parceria para ampliar o atendimento, visto que no Estado, existem dois Serviços Especializados em Reabilitação, em Porto Nacional e Araguaína; e dois Centros Especializados em Reabilitação, em Palmas e Colinas do Tocantins”.
O CER construído em Gurupi tem capacidade física para até 300 atendimentos mês, o que segundo dados do próprio município, compreendem a demanda existente na região.
Participaram da reunião, a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência/SES-TO, Rosa Helena Ambrósio, a diretora de Assistência Especializada em Reabilitação/SES-TO, Thaís Farias Pereira.