AÇÃO POLICIAL

Polícia Militar do Tocantins divulga balanço da Operação Carnaval 2024

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) divulgou nesta quarta-feira, 14, o balanço da Operação Carnaval 2024. O reforço no policiamento foi realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro, nos 90 municípios em que ocorreram as 234 programações, sendo um dos carnavais mais seguros da história.

A operação foi realizada em conjunto com os demais órgãos de segurança pública e contou com 500 policiais militares e 270 viaturas empregados por dia de evento, totalizando 2,5 mil policiais durante todo o período de Carnaval. O serviço ordinário foi mantido sem alterações.

O reforço no policiamento foi realizado por meio de ações para prevenir e coibir atos praticados por infratores, além de serem utilizados os veículos motorizados e a pé, nos locais em que havia aglomeração de pessoas, bloqueios (blitz) e abordagens em pontos estratégicos das cidades. Nas áreas do circuito de Carnaval e imediações, foram realizadas 65 blitz de trânsito, bem como foram registrados, ao todo, 234 eventos policiados, incluídos neste número os policiamentos em bloquinhos de Carnaval, eventos públicos e desfiles diversos.

A Polícia Militar também realizou 34 prisões, apreendeu três armas brancas e não houve apreensão de arma de fogo dentro dos circuitos de Carnaval, mostrando que a ostensividade e a intensificação das ações surtiram efeitos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa, destacou que o Carnaval de 2024 foi o mais tranquilo da história do Tocantins. “Todo o planejamento, a execução e a integração das instituições envolvidas foram essenciais para o sucesso da segurança neste Carnaval. A cada policial militar que se dedicou ao máximo para manter a paz durante os eventos carnavalescos, ficam os agradecimentos e o reconhecimento pelo belíssimo trabalho desenvolvido”, ressaltou o comandante-geral.

Trânsito

Nos circuitos da folia, em que a intensificação das ações foi realizada, a Polícia Militar abordou 1.308 veículos, sendo nove apreendidos e removidos por crime/infração de trânsito. As equipes policiais aplicaram 158 infrações de trânsito, sendo registrado apenas um crime de trânsito. Não houve registro de acidente de trânsito com vítima durante os cinco de dias de operação, nos locais onde ocorreram as programações de Carnaval.