Policiais civis da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), na Capital, deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 13, uma operação de combate à criminalidade que resultou na apreensão de aproximadamente 18 toneladas de componentes de torres de transmissão de energia elétrica que haviam sido furtados em Marabá-PA e estavam em um ferro velho, localizado na quadra 812 sul, em Palmas.
Além da apreensão do material, o proprietário do ferro velho foi preso em flagrante delito pela prática do crime de receptação. No local da operação, as equipes constataram que os componentes estavam disponibilizados para venda, motivo pelo qual o proprietário do estabelecimento recebeu voz de prisão pela suposta prática do crime de receptação qualificada. Todo material apreendido foi periciado no local e, posteriormente, será restituído a um representante da empresa vitimada. O material apreendido foi avaliado em cerca de R$ 200.000,00.
A ação, coordenada pelo delegado Wanderson Chaves de Queiroz, contou com apoio da Diretoria de Inteligência e Estratégia (DIE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, além de peritos oficiais dos núcleos de Meio Ambiente e Avaliação do Instituto de Criminalística.
Conforme o delegado Wanderson Chaves, a apreensão ocorreu porque se identificou que os componentes localizados correspondiam aos lotes de peças furtadas no estado do Pará, da empresa ATE XVI, conforme boletim de ocorrência registrado em 8 de fevereiro deste ano, na Delegacia de Polícia Civil de Marabá.
Logo após a realização dos procedimentos legais cabíveis na sede da Deic, em Palmas, o suspeito foi recolhido à carceragem da Casa de Prisão Provisória da Capital (CPPP), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.