Geral

Operadores de Segurança Pública do Tocantins participam de palestra sobre o cenário nacional das organizações criminosas

O cenário atual das organizações criminosas (Orcrim) no Sistema Prisional Brasileiro foi tema da palestra ministrada pelo diretor de Inteligência e pelo chefe de operações de inteligência da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Sandro Abel Sousa Barradas e Sérgio Medeiros, respectivamente, a policiais civis, penais, militares e federais que compõem as forças de segurança do Tocantins. A palestra ocorreu na tarde desta quinta-feira, 25, no auditório da Escola Superior de Polícia (Espol), em Palmas.

Durante a palestra, os membros do Senappen abordaram as estruturas das principais facções criminosas do país e apresentaram diagnósticos e ações para  reduzir o impacto das Orcrim no cárcere e nos crimes que afetam a segurança pública local e nacional.

Para o diretor de inteligência da Senappen, Sandro Abel Sousa Barradas, a vinda ao Tocantins é de suma importância porque quando se fala de crime organizado é essencial entender o que acontece em todo o país para que se tenha uma visão ampla dos locais que impactam a segurança pública do estado.

“É muito importante identificar melhor a estrutura dessas organizações para que o Estado consiga concentrar forças em áreas e ações com mais eficiência. E o nosso objetivo aqui é trazer essa percepção a todos. O Tocantins nos mostrou que temos uma evolução muito grande, mesmo com alguns momentos críticos, temos um avanço no controle dessas organizações, principalmente com o ambiente prisional controlado e operações integradas e pontuais ligadas às organizações criminosas”, completou o diretor Sandro Abel.

Ao todo, cerca de 60 policiais participaram da palestra.