O Dia Mundial da Fisioterapia é comemorado dia 8 de setembro, desde 1996. A data tem o objetivo de promover a união e solidariedade da comunidade global de Fisioterapia, alinhando seus valores profissionais, sem deixar de lado especificidades locais na luta pela profissão.
A fisioterapia é uma área da saúde que se dedica a promover, desenvolver, manter e reabilitar a funcionalidade e mobilidade das pessoas. Os fisioterapeutas são os profissionais responsáveis por prevenir, diagnosticar e tratar problemas relacionados aos movimentos e às funções do corpo.
Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), aproveita a data e destaca a dedicação e o profissionalismo destes profissionais que atuam nas unidades hospitalares de todo o Estado. O fisioterapeuta no âmbito hospitalar atua no atendimento de pacientes internados para prevenir complicações respiratórias, neurológicas e motoras, dentre outros.
A coordenadora geral do serviço de fisioterapeuta, no Hospital Geral de Palmas (HGP), Cirlei Bezerra da Silva explica que os 130 fisioterapeutas que trabalham na unidade, atuam nos ambulatórios de especialidade e ambulatório pediátrico, unidade de internação, pronto socorro adulto e pediátrico, sala de cinesioterapia, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), do Programa Melhor em Casa.
“Nossa equipe atua na reabilitação de funções dos membros do corpo, e oferece suporte em todo processo de aceitação e superação após o trauma sofrido. Mostramos ao paciente que retomar a sua vida normal é possível como a rotina de trabalho, estudo e atividades de lazer além de suas relações sociais e familiares em determinados casos de maneira adaptada. Cada profissional contribui com seu empenho e dedicação aos usuários, ajudando a enxergar um novo horizonte”, concluiu.
Fisioterapia e dedicação
Dentre os diversos profissionais que fazem a diferença todos os dias nos hospitais está a fisioterapeuta Marci Rehder Coelho Sobreira, que atua no HGP, na sala de cinesioterapia.“ Eu trabalho auxiliando na área de analgesia em pacientes , acompanhantes e servidores. Faço parte de uma equipe de fisioterapeutas que reabilitam os pacientes internados no HGP. Cada especialidade tem suas reabilitações particulares. A sala de cinesioterapia dispõe de recursos para auxiliar a reabilitação dos usuários como órteses de membros inferiores e superiores, andador, muletas e bengalas. Fisioterapia para mim é o símbolo de amor e dedicação em prol do próximo”, enfatizou.
A fisioterapeuta do Serviço de Reconstrução de Crânio Facial do HGP, Talita Brunes, destaca sobre a fisioterapia oncológica dos pacientes da especialidade. “Desenvolvemos um trabalho voltado para auxiliar o paciente a restaurar a integridade cinética e funcional do usuário. Também damos suporte nas alterações causadas durante o tratamento do câncer, que pode gerar dificuldade de déficit de higiene bucal, dificuldade de fala, alimentação e perda de peso. É realmente muito gratificante ver a evolução dos pacientes com o trabalho da fisioterapia”, relatou.