Araguaina

Moradores de rua de Araguaína ganharão kits de higiene para prevenção do coronavírus

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, reforçará a partir da próxima quinta-feira, 2, ações junto aos moradores de rua. Um ponto estratégico na Praça das Bandeiras, centro da cidade, servirá de apoio para higienização dessas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Além da destinação do local que contará com banheiros masculino e feminino para higienização dos moradores, todos os dias das 8 às 18 horas, será também entregue kits de higiene pessoal com sabonete, papel higiênico, escova de dente e creme dental.

“Nossa ideia é diminuir o risco à saúde dessa população que está em situação vulnerável, principalmente, nesse período de contaminação pelo coronavírus. A intenção é ajudá-los a manter os cuidados essenciais à saúde começando pela higiene, que é tão difícil para eles manterem, vivendo pelas ruas”, explicou a secretária Fernanda Ribeiro.

Também será fornecida alimentação adequada. De acordo com dados recentes do município, são aproximadamente 80 pessoas em situação de rua.

Ajuda da população

Outra iniciativa do trabalho de assistência social é realizar também a entrega de toalhas de banho, cobertores e roupas. Para ajudar nesse trabalho, a Secretaria da Assistência Social do Município iniciará uma campanha de arrecadação desses objetos.

“Estamos adotando medidas emergenciais nas UBS, hospitais e em casa para cuidar da saúde da nossa população e agora precisamos da colaboração de toda a cidade para darmos esse cuidado essencial às pessoas em situação de rua da cidade. Por isso, pedimos a todos que nos ajudem fazendo doação de roupas, cobertas, toalhas, são pequenas coisas que vão ajudar muito”, disse a secretária.

Como doar

Os interessados em fazer doações podem levar os materiais até o prédio da Secretaria da Assistência Social, localizado na Rua Humberto de Campos,  no Bairro São João, das 8h às 17 horas.

Outras ações

Como medida de prevenção nesse tempo de combate ao coronavírus, a secretaria está recebendo na Escola Municipal Benedito Canuto Braga, no Setor Couto, e dando os cuidados necessários aos moradores de rua que necessitarem de isolamento social.

O lugar conta com uma estrutura de banheiros, espaço para dormir e refeitório, além da assistência necessária também à saúde.