ESTADO

Membros do Fórum do Lixo & Cidadania do Tocantins debatem plano de fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos no Estado

Os membros do Fórum Estadual Lixo & Cidadania do Tocantins (FELC-TO) se reuniram nesta quarta-feira, 6, com a participação dos profissionais catadores para discutir demandas, pontuar ações e apresentar propostas para o fortalecimento da gestão dos resíduos sólidos no Estado.

A equipe da Diretoria de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentou um panorama das ações, destacou experiências e levantamentos que vêm sendo realizados. Durante o encontro, cada participante falou do trabalho que vêm realizando e como podem contribuir com o Fórum.

A diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Silva Amaral Figueiredo, disse que, “foi possível perceber a necessidade de apoio do Poder Público, para a formalização e estruturação das associações e cooperativas enfraquecidas, ao mesmo tempo que vemos a possibilidade de cooperação interinstitucional. A reunião foi bastante produtiva, entre outros assuntos, falamos como cooperarmos interinstitucionalmente no âmbito do Fórum para promoção da coleta seletiva na Agrotins”.

O coordenador do FELC-TO, Paulo Batista, ouviu atentamente os participantes. Ao final, ficou encaminhado que o FELC-TO vai convidar algumas instituições que são fundamentais para trabalhar essas questões.

Participantes

Além da Semarh, participaram desta reunião do Fórum, representantes da Embrapa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Globa 7, Conselho Regional de Biologia (CRBio 4), Alados Reciclarte, Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas (Ascampa), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos (Ascamares), Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan), Movimento Vida Viva Taquaruçu.

FELC-TO

O Fórum Estadual Lixo & Cidadania (FELC/TO) é um espaço aberto e permanente de discussão, proposição, sensibilização, capacitação e apoio  técnico para a gestão dos resíduos sólidos no Estado do Tocantins, segundo as diretrizes  da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.