CIDADES

Luana Ribeiro defende abertura de novo presídio e nomeação dos aprovados no concurso

O fortalecimento do Sistema de Segurança do Estado do Tocantins é uma das pautas defendidas pela deputada estadual Luana Ribeiro. Em meio a pandemia do novo coronavírus, a parlamentar reforça a necessidade de chamamento dos aprovados no Concurso da Defesa Social como medida de combate à disseminação da Covid-19. Além da nomeação dos aprovados, a parlamentar também luta para a abertura completa da Unidade de Segurança Máxima de Cariri.

Luana argumenta que a abertura de uma nova unidade prisional e a convocação de mais profissionais irá auxiliar na proteção de apenados e também de profissionais que já atuam no sistema. “Em um momento em que é necessário impedir a propagação do coronavírus no sistema prisional, a abertura completa de uma nova unidade vai auxiliar a aumentar o distanciamento social. Além disso, a convocação de profissionais capacitados contribuirá com práticas que podem evitar a disseminação do coronavírus”, justificou.

Luta antiga da parlamentar, a nomeação dos grupos já foi solicitada diversas vezes ao Governo do Tocantins e durante a pandemia tornou-se ainda mais necessária. Em regime de urgência, a deputada apresentou requerimentos que solicitam a abertura do presídio e a posse dos aprovados no Concurso da Defesa Social e Segurança Penitenciária, como medidas de combate a transmissão do coronavírus nas unidades.

Para Luana, a nomeação dos grupos que já realizaram o curso de formação profissional irá beneficiar tanto os aprovados e suas famílias, como a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que contará com efetivo capacitado. “Venho atuando para possibilitar a posse dos agentes que já realizaram o curso de formação, pois acredito que isso irá fortalecer o sistema prisional e socioeducativo, além de facilitar a realização de ações necessárias para manutenção da segurança da nossa população”, ressaltou.