CIDADES

JEBs: Tocantins se destaca com mais medalhas no Futsal feminino e no Vôlei de Praia masculino

Foto: Marcio Vieira

“Akwê wanõri wapkê toiti”, em português: Nós Xerente estamos muito felizes. Foi o que disse, na língua Akwe, a estudante Marta Xerente, após a vitória do Futsal feminino do Tocantins que garantiu o bronze nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs), nesta segunda-feira, 7. A estudante do Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, revelou a felicidade em conquistar o terceiro lugar no brasileiro, na categoria prata. As competições dos JEBs acontecem até o próximo dia 15, no Rio de Janeiro.

Outra conquista para o Tocantins veio do Vôlei de Praia, medalha de Prata, na série bronze. A dupla é  formada pelos atletas Israel Gabriel Oliveira Borges e Sérgio Gabriel Batista Zimpel, alunos da Escola Municipal Divina Borges, de Cariri. “Nos dedicamos muito para chegar a esse momento. Viemos do interior do Estado para mostrar que o Tocantins também tem esporte de qualidade nas escolas”, destacou Sérgio.

Os times de Futsal e Basquete masculinos também jogaram nesta segunda feira. Ambos venceram jogos classificatórios, com disputas acirradas, mas encerraram a participação nesta etapa dos JEBs.

Ainda continuam na competição, na fase classificatória, os atletas do Tênis de Mesa do Tocantins.

Akwe-Xerente

Na composição dos times de Futsal masculino e feminino do Tocantins, a maioria dos atletas são pertencentes à etnia Akwe-Xerente. Falantes também da língua Akwe, tronco linguístico Macro-Jê, os estudantes moram nas terras indígenas localizadas no município de Tocantínia, à direita do Rio Tocantins, e a cerca de 70 km de Palmas.

“Eu e minhas amigas estamos muito felizes de vencer e sermos premiadas. Viemos lá da terra Xerente, de bem longe, para representar o Tocantins e isso significa muito para nós e para o nosso povo”, confirma a estudante Marta Xerente.

Delegação

A delegação do Tocantins nos JEBs tem 260 integrantes entre atletas e equipe técnica. Os tocantinenses disputam em 16 modalidades, até o dia 15 de novembro, na capital carioca. Os atletas que estão representando o Estado no evento nacional são os campeões dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação.

Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.