Na sexta-feira, 25, o Hospital Regional de Paraíso Dr. Alfredo Oliveira Barros (HRPT) promoveu um treinamento sobre segregação e manipulação de resíduos infectantes comuns. O treinamento teve como objetivo minimizar a contaminação de resíduos considerados comuns; permitir a adoção de procedimentos específicos para cada categoria de resíduo; reduzir os riscos para a saúde; diminuir os custos no manejo dos resíduos; reciclar ou reaproveitar parte dos resíduos comuns.
O biomédico João Armando Rocha pontuou que os resíduos de serviços de saúde são aqueles provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza médico-assistencial humana ou animal. Aqueles provenientes de centros de pesquisa, desenvolvimento ou experimentação na área de farmacologia e saúde; medicamentos e imunoterápicos vencidos ou deteriorados; aqueles provenientes de necrotérios, funerárias e serviços de medicina legal; aqueles provenientes de barreiras sanitárias”.
“A participação da capacitação foi de extrema importância para o cunho profissional que trouxe alguns esclarecimentos e algumas dicas de como tornar o serviço mais eficiente do que já é, tivemos a oportunidade que escutar dois grandes profissionais esclarecendo principalmente as cores as serem usadas dentro do ambiente hospitalar para a Identificação dos resíduos”, destacou o servidor Nivaldo dos Santos Cunha.
Para a diretora geral do HRPT, Wal França, “temos o compromisso de incentivar cada vez mais a participação e a capacitação dos servidores para a execução dos serviços hospitalares, fico feliz em ver uma equipe comprometida e participativa em busca dos conhecimentos necessários”.