Nesta terça-feira (16) completa 30 dias do último prazo dado pela Secretaria Estadual da Saúde para o início do atendimento de radioterapia em Araguaína. Enquanto o atendimento não é normalizado em Araguaína, os pacientes da região norte são encaminhados para Imperatriz, no Maranhão.
O serviço está suspenso em Araguaína desde 2014 quando a antiga máquina foi trocada por uma nova por causa de problemas técnicos. A nova máquina que já não é tão nova assim foi comprada pelo governo do estado há cerca de 3 anos, mas nunca foi colocada para funcionar. O grande empecilho seria a reforma de uma sala onde seria instalada esse equipamento.
Essa obra foi concluída, mas o tão sonhado atendimento ainda foi iniciado. A última previsão dada pela secretaria da saúde era 18 de março, entretanto a Comissão de Energia Nuclear não liberou e apontou a necessidade da contratação de um profissional responsável.
Cerca de 26 pacientes do Tocantins fazem tratamento de radioterapia em Imperatriz no Maranhão. Essa é a opção dada pelo Governo para que essas pessoas não ficassem desassistidas.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que está em fase final dos trâmites de contratação dos profissionais necessários para o início dos atendimentos de radioterapia, em Araguaína e que após esta fase, a Comissão Nacional de Energia Nuclear deverá deferir o início dos trabalhos. A Secretaria destacou ainda que todo o processo seja concluído ainda este mês.