ESTADO

Em prol de nomeação e posse, aprovados no concurso do Sistema Prisional acampam na Praça dos Girassóis

Aprovados no concurso do Sistema Prisional e Socioeducativo da Defesa Social, atualmente Secretaria da Cidadania e Justiça, fazem manifesto pró-nomeação e posse com faixas e concentração de pessoas. A partir do dia 17 de junho os candidatos aprovados decidiram intensificar o momento com barracas, tendas, construção de pia e banheiro e mais faixas reivindicando a nomeação e posse. Nesse meio tempo o governo não deu alguma reposta favorável.

Todos os candidatos passaram por curso formação de forma integral no período diurno e noturno, não permitindo assim ter qualquer vínculo empregatício, segundo Fábio Sousa de Oliveira candidato do Sistema Prisional. O concurso teve início no final de 2014, os colegas estão capacitados e não é justo contratos temporários estarem assumindo nossas funções, argumenta Eduardo Fontoura candidato do Sistema Socioeducativo.

No Sistema Prisional temos atualmente no estado do Tocantins 162 (cento e sessenta e dois) aprovados aguardando posse no concurso do quadro de servidores efetivos do sistema penitenciário, esses aprovados concluíram o Curso de formação no mês de outubro de 2018 (última etapa do certame) faltando apenas a nomeação e posse, porém pelo número de vagas consubstanciada a lei de criação do cargo (935) contemplou somente parte destes aprovados (192), faltando cerca de 162 vagas, objeto do Projeto de Lei que aumenta o efetivo questão – PL no 2018.09022.000023.

No Sistema Socioeducativo falta a publicação da homologação final do concurso e que seja dado posse aos candidatos. No Sistema Socioeducativo aguardam posse 96 Agentes de Segurança Socioeducativo e 29 Analista Socioeducativo. Assim totalizando 126 aprovados do Sistema Socioeducativo.

As Comissões dos Aprovados do Sistema Prisional e Socioeducativo ressaltam que há:

  1. a) uma Unidade Prisional de segurança máxima preste a ser inaugurada na cidade de Cariri com capacidade para 600 presos;
  2. b) 260 contratos realizado atividades fins no Sistema Prisional.
  3. c) mais de 45 contratos no Sistema Socioeducativo.