CIDADES

Detentos do Barra da Grota participarão de projetos educativos

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) recebeu nesta quinta-feira, 26, na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), gestores da Secretaria de Educação, Juventude e Esporte (Seduc), para apresentar o cenário da oferta de ensino na unidade e tratar sobre o processo de escolarização nas Unidades Penais do Tocantins.

“Apresentamos o que já foi feito, o que estamos [fazendo] em plena execução e aquilo o que estamos projetando. Foi bastante produtivo e estamos sempre de portas abertas para defender e fomentar a educação no ambiente carcerário”, afirmou o chefe da UTPBG, Paulo Freitas.

De acordo com a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Renata Duarte, o objetivo da visita técnica dos servidores da Seduc era o de conhecer o espaço educativo e as boas práticas desenvolvidas na UTPBG.

A gerente adiantou, ainda, que as boas práticas poderão ser replicadas no sistema socioeducativo. “Um dos técnicos da Seduc, que esteve conosco na visita, coordena a educação no Sistema Socioeducativo e queria entender as boas práticas e casos positivos para a adequação e possível implementação junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”, explicou.

O servidor da Diretoria de Políticas Educacionais e da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Israel de Freitas, que também atua no Sistema Socioeducativo, observou um grande avanço da educação nas Unidades Penais. “Quem está fora do Sistema Penal não tem noção do que está acontecendo, da grande transformação. Quero parabenizar os gestores, pois percebi que são pessoas que acreditam na mudança pela educação, foi excelente e fundamental”, concluiu.