A Prefeitura de Araguaína publicou, nesta terça-feira, 19, no Diário Oficial do Município, a convocação de uma nova lista de aprovados no concurso para a Guarda Municipal de Araguaína (GMA) que estão na lista de cadastro reserva. Os 23 convocados terão entre os dias 25 e 27 de novembro para apresentar a documentação exigida na etapa de investigação social.
Os documentos poderão ser entregues de forma presencial, das 7 às 13 horas, na Secretaria Municipal de Administração (antigo Fórum), localizada na Rua 25 de Dezembro, 307, no Centro, ou entregues de forma online até as 23h59m do dia 27 de novembro de 2024 pelo endereço eletrônico: comando.gma@araguaina.to.gov.br.
Na investigação social, 18 candidatos serão selecionados para o Curso de Formação. Caso o número de aprovados nesta etapa seja superior às vagas oferecidas, o critério de desempate será a colocação no concurso público.
“É importante que os candidatos fiquem atentos às datas para a entrega dos documentos, pois o descumprimento deste critério pode resultar na convocação do próximo candidato da lista. A GMA está se desenvolvendo e ampliando não apenas o número de agentes, como também os equipamentos para garantir a segurança patrimonial e da população”, diz o comandante da GMA, Renilson Galvão.
A edição nº 3159 de 18 de novembro de 2024, onde foi publicado o edital com a lista de convocados, pode ser acessado no link: https://diariooficial.araguaina.to.gov.br/diario-oficial.
Documentação necessária
Para efetuar a investigação social, é necessário que o candidato apresente os seguintes documentos:
– Uma foto 3×4
– Cópias do documento de identidade, CPF e Carteira Nacional de Habilitação
– Comprovante de residência
– Certidões negativas criminais emitidas pela Justiça Estadual e Federal
– Certidões de antecedentes criminais da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança Pública dos últimos cinco anos.
Documentos com rasuras não serão aceitos e o não envio ou entrega incompleta da documentação implicará na eliminação automática do candidato.
Regulamentação da Investigação Social
A Comissão de Investigação Social é responsável pela apuração da vida pregressa dos candidatos, desde a inscrição até a posse. Essa análise visa assegurar que os candidatos possuam idoneidade moral, conduta ilibada e comportamento irrepreensível para as atribuições do cargo de Guarda Municipal.
Durante a investigação, a comissão poderá realizar diligências, obter informações adicionais e convocar os candidatos para entrevistas ou exames, incluindo testes toxicológicos.
Os critérios para eliminação incluem relacionamentos com pessoas de antecedentes criminais, prática de infrações penais, envolvimento com drogas ilícitas, embriaguez e condutas que possam comprometer a atividade da Guarda Municipal, entre outros fatores. Também serão eliminados os candidatos que apresentarem documentos falsificados ou omitirem informações relevantes sobre sua vida pregressa.
A atuação da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Araguaína (GMA), em operação desde junho de 2021, tem como missão proteger os cidadãos que utilizam bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e colaborar com outras forças de segurança.
Também realiza ações incluindo patrulhamentos, recuperação de veículos furtados ou roubados, autuações por embriaguez ao volante, apreensão de armas de fogo e intervenções em casos de violência contra a mulher. Em parceria com a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), a GMA também realiza ações de prevenção a acidentes, como blitzes educativas e de fiscalização.
Em junho de 2023, 52 candidatos foram convocados para realização da Investigação Social, incluindo pessoas com deficiência (PCD). Destes, 23 assumiram o posto de Guarda Municipal.
Para emergências, o contato oficial com a GMA é pelo número 153.