ESTADO Saúde

No Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove anualmente a Campanha do Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, celebrado sempre na última sexta-feira do mês de outubro. Este ano lembrada no dia 27, com intuito de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença que tem cura e tratamento totalmente gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), disponível em todas as unidades básicas de saúde do Tocantins.

Em 2023, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) traz como tema central da campanha, Hanseníase: quanto mais cedo diagnosticar e se tratar, maior a chance de se curar, para ressaltar que o diagnóstico tardio pode provocar incapacidades físicas e deformidades irreversíveis.

“O Tocantins é considerado um Estado hiperendêmico, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, ocupando o 2º lugar no ranking nacional referente à taxa de detecção da doença. Diante disso, a SES-TO e o Ministério da Saúde reforçam a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio da doença”, disse a coordenadora da área técnica da Hanseníase da SES-TO, Marcia Faria e Silva.

Dados

O Tocantins registrou em 2022, 757 novos casos da doença. Este ano este número já foi superado com 759 casos novos até agora.

Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.