O Vereador Terciliano Gomes, apresentou várias proposituras buscando melhorias para a população de Araguaína, foi requerido a Secretaria Municipal da Saúde o pedido de reforma e modernização do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil. Os CAPS são serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no âmbito do SUS, voltados, principalmente, para o atendimento de pessoas em intenso sofrimento psicossocial, que se manifesta de forma grave e persistente.
Os serviços do CAPS Infantil além dos araguainenses, beneficiam moradores de outros 17 municípios da região médio norte. O público atendido é na faixa etária de 0 a 17 anos, que apresente sofrimento psíquico, transtorno mental grave, persistente ou pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), além de jovens indígenas e crianças que estão na Casa Lar e Casa de Acolhimento Ana Carolina Tenório.
O serviço é acessado pela comunidade por meio de demanda espontânea, judicial e encaminhamentos das unidades básicas de saúde. O menor de idade só pode iniciar e receber os atendimentos acompanhado dos pais ou responsáveis.
Para o vereador Terciliano Gomes, a reforma do referido prédio irá oferecer mais dignidade aos profissionais que ali trabalham com muita dedicação e amor às pessoas, bem como aos usuários que procuram atendimento, pois o mesmo presta um serviço relevante ao nosso município. Destarte que um ambiente bem cuidado também faz parte do processo de tratamento dos pacientes, pois os ajuda a se sentirem melhor.
Ao Prefeito Wagner Rodrigues, foi pedido para que seja instituído o serviço da Farmácia Veterinária Popular no âmbito do município de Araguaína. O requerimento tem como pretensão que seja criado o serviço de farmácia veterinária popular, que consistirá em um atendimento gratuito, identificando as áreas com maior número de animais domésticos e população com baixa renda, oferecendo todos os equipamentos e procedimentos necessários para o tratamento do animal, incluindo também vacinações e remédios, assim minimizando o abandono de cachorros e gatos em nossa cidade, a saúde humana está relacionada à saúde animal, podendo transmitir inúmeras doenças quando não tratado devidamente.
Bem como objetivando sanar um grande problema de zoonose do meio urbano em que as famílias de baixa renda do município sofrem com doenças causadas pelos animais domésticos e bichos de estimação, que são hospedeiros de doenças por protozoários, como por exemplo, a leishmaniose visceral, ou calazar, que é uma doença transmitida pelo mosquito-palha que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário, causando uma infecção que pode passar do animal para o homem e torna-se potencialmente perigosa devido ao grande número de animais domésticos que adquirem a infecção.
“Muitas vezes, as famílias deixam de tratar seus animais pelo alto custo dos medicamentos veterinários, não podendo arcar com as despesas sem prejuízo do seu próprio sustento”. Finalizou o vereador.