O Vereador Terciliano Gomes (PSD), teve sua emenda impositiva aplicada, onde destinou recursos para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, nesta manhã de quinta-feira (01), na Unidade Básica de saúde Dr. Francisco Barbosa de Brito foram entregues os equipamentos aos profissionais.
“Para que possamos cuidar bem da saúde dos Araguainenses, primeiro nós precisamos cuidar da saúde daqueles que tem o primeiro contato com a população, que são os nossos Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Entregar EPI para eles é cuidar da Saúde deles”. Disse o vereador Terciliano Gomes.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) integra uma equipe multiprofissional na Estratégia Saúde da Família (ESF), e tem por função o desenvolvimento de ações individuas e coletivas de promoção, prevenção e recuperação da saúde por meio de visitas domiciliares a todos os residentes em sua micro área de abrangência e realização de grupos educativos, sendo este importante elo entre a comunidade e os demais membros da equipe.
O trabalho do ACS o expõe a riscos presentes no ambiente laboral. Para a realização das visitas domiciliares, muitas vezes esse profissional percorre longas distancias, por vezes em terrenos irregulares e condições climáticas diversas. Somam-se a isso as visitas realizadas em áreas de risco, locais insalubres, pontos de tráfico de drogas e residências com cães ferozes.
Nesse contexto, o uso de equipamento de proteção individual (EPI), é fundamental, tendo como objetivo proteger o trabalhador de possíveis riscos ou ameaças a sua segurança e saúde. Tendo em vista que o ambiente de trabalho dos ACS não apresenta condições estáveis, pois ha que se levar em conta a influência das condições climáticas (calor, vento, chuva, frio), cujas consequências podem ser desconhecidas, o uso de EPI se faz necessário, como exemplo: máscara, chapéu ou boné de abas largas, óculos de proteção solar, protetor solar, conforme o tipo de pele, camiseta de manga longa, calça comprida de tecido encorpado, sapato fechado, luvas apropriadas para manipulação de entulhos na realização de vistoria preventiva contra dengue e para os que utilizam a bicicleta como transporte, capacete para ciclista e manutenção das bicicletas.
Os Agentes de Combate a Endemias realizam um trabalho importante, exercendo suas atividades diretamente com a população e tem como função a prevenção de doenças como a dengue, a zika, chikungunya, leishmaniose e também realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizadas em domicílios ou junto as coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.
A categoria profissional dos agentes é fundamental para a estratégia do SUS de Saúde da Família, considerando que o trabalho do Agente de Combates a Endemias (ACE) o expõe a riscos presentes no ambiente laboral, sobretudo na realização das visitas domiciliares, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é fundamental, pois tais equipamentos visam proteger o trabalhador de possíveis riscos ou ameaças a sua segurança e saúde.