Araguaina

“Ver esse local ampliado me enche de esperança, porque muitas outras pessoas poderão mudar de vida”, relata assistido do CAPS AD III

José Augusto de Oliveira, 61 anos, que há um ano enfrentava um momento de extrema dificuldade devido à dependência química, participou da inauguração da nova sede do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), no Bairro Senador, para compartilhar seu depoimento. Ele destacou a importância do apoio que recebeu no CAPS e o impacto positivo em sua recuperação.

“Quero agradecer de coração por estar aqui hoje, nesse novo espaço. Há um ano, eu estava em uma situação muito difícil e o acolhimento que recebi aqui fez toda a diferença na minha vida. Ver esse local ampliado me enche de esperança, pois sei que muitas outras pessoas terão a oportunidade de mudar suas vidas”, relatou.

A nova sede do CAPS AD III está localizada na Rua 6, número 99, no Bairro Senador. O serviço, que atende pacientes maiores de 18 anos com transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas, funciona 24 horas por dia e aceita demandas espontâneas, sem necessidade de encaminhamento.

Melhor atendimento e impacto na comunidade

A nova estrutura foi escolhida para oferecer um ambiente mais acolhedor e eficiente. No evento de inauguração, o prefeito Wagner Rodrigues enfatizou a relevância desse investimento, destacando o impacto positivo que a nova sede terá no atendimento e na recuperação dos assistidos.

“É um passo importante para ampliar o atendimento e oferecer um tratamento mais humanizado. E ainda temos a futura implantação de um novo ambulatório de saúde mental, que faz parte do plano de expansão da saúde municipal, bem como o CAPS II, que trata transtornos mentais, e que a partir de novembro passará para a gestão municipal”, afirmou o prefeito.

Suporte integral e ações terapêuticas

A secretária da Saúde, Ana Paula Abadia, também destacou a relevância da equipe multiprofissional que atua no CAPS AD III, oferecendo suporte integral aos pacientes.

“Com a nova estrutura, podemos oferecer mais atividades, como oficinas de artesanato, que não só auxiliam na reabilitação dos pacientes, mas também geram renda para eles, promovendo mais qualidade de vida após o tratamento”, afirmou a secretária.

Infraestrutura e capacidade ampliadas

O espaço inclui salas de acolhimento, consultórios de psicologia e psiquiatria, além de uma enfermaria com oito leitos destinados à desintoxicação. Pensado também para promover a reabilitação em um ambiente acolhedor, o novo CAPS AD III conta com áreas de lazer, como piscina, biblioteca e refeitório, e oferece oficinas de artesanato, que fazem parte das atividades terapêuticas.

Nos últimos seis meses, o CAPS AD III já superou as expectativas, com um aumento expressivo no número de atendimentos. O coordenador do CAPS, Amado Soares, ressaltou que as novas práticas adotadas na unidade têm sido essenciais para esse crescimento.

“Conseguimos superar 10 mil atendimentos, quase o dobro da meta inicial de seis mil. Com o suporte da Atenção Especializada, a implementação do plano terapêutico individualizado para cada paciente tem sido um diferencial, permitindo um cuidado mais humanizado e eficiente, o que reflete diretamente no aumento diário dos atendimentos”, disse o coordenador.