Araguaina

Unidades ISAC em Araguaína arrecadam frascos de vidro para armazenar leite materno

Pelo terceiro ano consecutivo, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promove uma campanha de arrecadação de frascos de vidro com tampas plásticas para armazenar leite materno no Banco de Leite Humano de Araguaína.

A campanha faz parte das ações alusivas ao movimento Agosto Dourado, que este ano será estendido até 30 de setembro nas unidades.

A ação é coordenada pelo SND – Serviço de Nutrição e Dietética do HMA – Hospital Municipal de Araguaína e acontece na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, HMC – Hospital Municipal de Campanha, UTI – Unidade de Terapia Intensiva Covid-19 do HRA – Hospital Regional de Araguaína e no próprio HMA.

Nesta etapa, a campanha também será aberta para toda a comunidade doar, desde que os frascos atendam às especificações. As doações devem ser entregues na recepção das unidades participantes.

Engajamento
De acordo com Eduardo Campos, nutricionista e coordenador do Serviço de Nutrição e Dietética do HMA, nas últimas campanhas, foram arrecadados 35 frascos.

“O leite materno atende às necessidades alimentares dos bebês internados na UTI Neonatal e de outras crianças que, por algum motivo, estão impedidas de receber o leite direto da própria mãe. Precisamos apenas que o frasco seja de vidro e que a tampa seja plástica. Frascos de outro material podem acabar contaminando e inutilizando o leite”, explica o nutricionista.

Eduardo reforça ainda que a amamentação melhora o sistema imunológico, desenvolve a inteligência, estimula e fortalece a arcada dentária, melhora a digestão e minimiza as cólicas, reduz o risco de doenças alérgicas e previne contra doenças contagiosas, como a diarreia, entre outras.

Onde doar?
HMA: Avenida Tibúrcio José Dantas, 650 – Loteamento Manoel Gomes da Cunha.

UPA Anatólio: Rua dos Pinheiros, 1018, Setor Raizal, Loteamento Araguaína Sul.

HMC: Rua Colinas, 716, Vila Norte.

UTI Covid-19 do HRA: Rua Ademar Vicente Ferreira, 1698, Loteamento Panorama.

Outros estados
Unidades de saúde gerenciadas pelo ISAC na Bahia, Pará e Alagoas também participarão da campanha. As doações beneficiarão bancos de leite humano nos estados onde elas estão presentes. Em Araguaína e Salvador, a campanha foi estendida para a população.