Durante o estágio supervisionado do XV curso de Força Tática do 12° BPM, duas equipes faziam patrulhamento pelo setor norte em Almas-TO, quando depararam com alguns indivíduos que ao perceberem à aproximação das equipes empreenderam fuga efetuando disparos de arma de fogo contra elas, que prontamente responderam a injusta agressão, logrando êxito em abordar dois masculinos de 20 e 21 anos respectivamente.
Durante a busca pessoal foram encontrados porções de substância análoga à maconha, crack, cocaína, dinheiro e balança de precisão. Em seguida fizeram diligencias com o intuito de localizar o indivíduo que efetuou disparos de arma de fogo contra as equipes de Força Tática e adentrou o matagal, onde momentos depois em um acesso que liga o setor norte ao setor primavera na cidade de Almas, as equipes em uma nova tentativa de abordagem ao indivíduo, o mesmo novamente atirou contra elas, havendo um novo confronto, onde o indivíduo foi alvejado vindo cair ao solo, momento em que foi acionado a ambulância local para prestar socorro ao indivíduo alvejado.
Diante da negativa em razão de não haver ambulâncias disponível no momento do fato e o indivíduo apresentando sinais vitais, o mesmo foi colocado em uma Viatura e foi conduzido até o Hospital local, que posteriormente foi constatado o óbito pelo médico plantonista. A perícia e o IML foram acionados para os procedimentos de praxe.
A ocorrência foi apresentada na central de flagrante de DIANÓPOLIS para os procedimento legais cabíveis.
Todas as ações da POLÍCIA MILITAR foram pautadas na legalidade e nos procedimentos do Manual Operacional Padrão da PM-TO.