CIDADES Saúde

Semana Mundial da Alergia alerta sobre os cuidados contra o adoecimento da população

Foto: Ellayne Czuryto

O ar puro e saudável é essencial para a saúde e bem-estar da população. Pensando nisso a equipe do ambulatório de pediatria do Hospital Geral de Palmas (HGP) organizou, na última semana, uma apresentação para os pais e crianças atendidos na unidade, sobre a Semana Mundial da Alergia, que este ano trouxe o tema ‘Mudanças Climáticas Agravam Alergias: Preparem-se!’. O objetivo é conscientizar sobre o problema e minimizar as doenças alérgicas e melhorar a qualidade de vida através da educação.

Segundo a Organização Mundial de Alergia (WAO), as doenças alérgicas de vias aéreas são as doenças crônicas mais comuns. A rinite alérgica, por exemplo, pode afetar de 10% a 50% da população. Já a asma afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Ambas as doenças podem ser agravadas devido às mudanças climáticas e causam 455 mil mortes anualmente em todo o mundo.

A médica imunoalergista pediátrica do HGP, Raquel Baldaçara, que também é do Departamento Científico de Biodiversidade, Poluição e Clima da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), faz uma alerta sobre o tema: “é comprovado que a poluição do ar e as alterações climáticas contribuem para o aparecimento e agravamento de doenças alérgicas, aumentando o número de pessoas, em qualquer idade, apresentando doenças alérgicas e imunológicas, por isso a importância que tenhamos consciência que a mudança climática é global e afeta a todos”.

Segundo a médica, “estratégias de adaptação e mitigação são urgentemente necessárias para prevenir o impacto nas doenças alérgicas e os danos à saúde humana em geral, especialmente nas populações vulneráveis, como os idosos, gestantes e crianças, assim como indivíduos com doenças pré-existentes”, acrescentou Raquel.

Aparecida de Souza, que estava com seu filho Pedro de cinco anos, no ambulatório do HGP, aguardando atendimento, participou da apresentação e falou da importância de debater sobre o tema. “Estou aqui hoje mesmo com meu filho devido às crises de alergias, que nesse período de seca e fumaça piora bastante a saúde dele. Seria muito bom se todas as pessoas se conscientizassem sobre os cuidados com o meio ambiente. Sofreríamos menos”

Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.