CIDADES Saúde

Secretaria de Estado da Saúde realiza a primeira reunião com os municípios participantes do Núcleo de Segurança do Paciente

Foto: Divulgação SES-TO

Com o foco na implantação segura dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) na rede municipal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se na terça-feira, 04, com gestores de onze municípios prioritários do Tocantins. A atividade foi coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde e aconteceu na sede da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVISA), na Capital.

O encontro teve como objetivo a promoção e apoio da implementação de iniciativas voltadas à segurança dos pacientes. A intenção é que o serviço atue como articulador e incentivador de todos os meios que gerenciam os riscos e as ações de atendimentos nas unidades básicas de saúde e demais serviços municipais.

A DVISA/TO irá realizar ao longo do ano, as assessorias para capacitação dos servidores municipais para implantação e estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente – NSP (In loco e via Web), bem como a elaboração dos Planos Municipais de Segurança do Paciente dos municípios prioritários citados acima. Os municípios participantes desse planejamento são: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Para a coordenadora do NSP da SES-TO, Cristina de Freitas, “a primeira reunião foi um momento bem produtivo, pois vimos que os municípios se sentiram motivados para o trabalho de implementação entre os anos de 2023 e 2025. Esse apoio é essencial para a execução do plano”.

A próxima reunião com os municípios participantes será realizada no mês de maio, na sede da Diretoria de Vigilância Sanitária aqui na Capital. “No próximo encontro iremos cobrar dos municípios o que eles já fizeram, o que pretendemos melhorar e o que está sendo feito para ser trabalhado no período”, comentou Cristina de Freitas.

Programa Nacional de Segurança do Paciente

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) instituído pela Portaria MS n°. 529 de 1º de abril de 2013 visa prevenir, monitorar e reduzir a incidência de eventos adversos relacionados com os cuidados de saúde, promovendo melhorias relacionadas à qualidade do cuidado e à segurança do paciente.

Um dos objetivos do PNSP é a promoção e apoio à implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de saúde.