Com baixos índices de imunização contra o HPV nos últimos anos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população para a importância da vacinação de adolescentes e pessoas imunossuprimidas, contra este vírus, que infecta a pele ou mucosas das pessoas.
A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena, explica que “a vacinação contra o HPV é realizada durante todo o ano, sem data específica, assim, os adolescentes e imunossuprimidas, precisam ficar atentos e procurar as salas de imunização, disponíveis em todos os 139 municípios tocantinenses”.
Público-alvo da imunização
A vacinação contra o HPV é destinada a meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A aplicação da vacina deve ser realizada no esquema de duas doses com intervalo de 6 meses.
A imunização contra o HPV também deve ser feita em pessoas imunossuprimidas (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes ontológicos) do sexo masculino de 9 a 26 anos de idade e do sexo feminino na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias. Esta imunização conta com esquema vacinal de três doses com intervalo de 0, 2 e 6 meses.
Cobertura vacinal no Tocantins
De acordo com dados da Gerência de Imunização da SES-TO, em 2020, a cobertura vacinal do HPV em meninas de 9 a 14 anos foi apenas de 51,94%, já em meninos de 11 a 14 anos a taxa foi mais baixa, apenas 34,26%, da população vacinável no Estado.
Já em 2021, a cobertura em meninas de 09 a 14 anos foi de 50% e meninos de 11 a 14 anos 29,67%.
HPV
O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e para evitá-la é necessário realizar a vacinação. As vacinas são disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).







