O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Araguaína, representando pela procuradora Cecília Amália Cunha Santos, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizam, no dia 8 de agosto, às 19 horas, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília (DF), o evento Os Caminhos da Igualdade e o Trabalho Decente: Uma mostra dos resultados do projeto de promoção do trabalho decente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na ocasião, serão exibidos fotos e vídeos que registram a parceria do MPT e da OIT no Projeto Ubuntu, que garante formação técnica e profissional aos quilombolas do Grotão para a produção de horticultura, avicultura de corte e de postura, piscicultura e mandiocultura para a fabricação de farinha, além de a inserção no mercado local dos alimentos produzidos pela Comunidade.
A Exposição Fotográfica é assinada pelo fotografo irlandês Jason Lowe. Também haverá palestra show com a atriz e poeta Elisa Lucinda, que vai discorrer sobre o “Poder da Palavra”.
Ubuntu
De iniciativa do MPT em Araguaína, em parceria com a OIT, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), o Projeto busca o desenvolvimento de aptidões empreendedoras, a geração de renda a partir do uso sustentável da área rural, e ainda, a disponibilização de maior variedade de alimentos para o mercado local.
O Projeto prevê a implantação de cinco mil metros quadrados de horta com sistema de irrigação por microaspersão e de cinco hectares de mandioca para produção de farinha; a estruturação da casa de farinha; a edificação de aviário para corte e postura, com piquetes adequados e a construção de tanques de piscicultura em “ferrocimento” para produção de tilápia, além de a capacitação técnica e gerencial dos quilombolas.
Durante o Projeto, cada família recebe bolsa de R$ 500 mensais. Após o término dos cursos, os quilombolas terão acesso a certificados de conclusão. O Projeto tem duração total de dois anos.
Os recursos são garantidos por destinação social dos procuradores do Ministério Público Trabalho em Araguaína em acordo judicial firmado na Ação Civil Pública.