ESTADO Saúde

Profissionais da SES-TO apresentam trabalho científico no Medtrop

Tendo como tema central “Em Defesa da Democracia e dos Direitos para as Populações Negligenciadas” O 57º Congresso Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP), teve a presença dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Márcia Faria e Rogério Rios, ligados à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Os profissionais participaram com a publicação de um pôster científico que descreve a investigação epidemiológica/ malacologica do primeiro caso autóctone de esquistossomose em Colinas do Tocantins.

 

O evento organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) aconteceu entre os dias 13 a 16 de novembro na cidade de Belém e reuniu mais de 3000 participantes. O evento foi marcado pela abordagem de assuntos muito importantes para profissionais e gestores de saúde pública de todo o Brasil, como os relacionados à pandemia pela Covid-19, à monkeypox e ao sarampo. O destaque foi para a região amazônica, onde ocorrem muitas doenças endêmicas como tuberculose, hanseníase, malária, doença de Chagas, leishmaniose, e as arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

 

“Tivemos a honra em poder mostrar o nosso trabalho desenvolvido no Estado do Tocantins, na 57° edição do Medtrop, sendo o maior evento multidisciplinar da América Latina, o que propiciou a nós uma construção de conhecimentos e aprimoração dos nossos processos de trabalho, através das reuniões satélites, como, ‘Reunião aplicada em Doença de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish)’, ‘”Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol 9)’, ‘Fórum de Doencas Negligenciadas’ e ‘IX Workshop nacional da rede-Tb é Fórum COVID-19’”, destacou a assessora técnica da Diretoria das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, da SES-TO, Márcia Faria.

A diretoria das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES-TO, Gisele Carvalho Luz destacou que “o objetivo dessas pesquisas é conhecer os determinantes e condicionantes de saúde da população propondo medidas para o controle da doença e reforçou a importância desta visibilidade para a valorização do trabalho”.

 

Ainda segundo a diretora, “a pesquisa apresentada dos dois servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde é extremamente relevante porque dá visibilidade a um trabalho que já é feito aqui como rotina dos processos de trabalho, o poste apresentado no Medtrop é uma investigação epidemiológica de registro do primeiro caso de autóctone de esquistossomose no município de Colinas, que teve como objetivo identificar a possível área de transmissão da doença e direcionar das ações de vigilância epidemiológica e ambiental”, pontuou.

 

O Congresso

 

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) promove anualmente o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), estimulando o intercâmbio com pesquisadores nacionais e internacionais e parcerias com órgãos públicos e privados, gerando recomendações que possam contribuir para o aprimoramento da formação de profissionais de saúde e da atenção à saúde, em seus diferentes níveis, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

 

Este ano o Medtrop marcou os 60 anos da SBMT e, também, a retomada dos eventos científicos presenciais, já que não houve evento em 2020 e, em 2021 foi realizado em ambiente virtual.

Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.