Araguaina

Prefeitura realiza Trabalho Técnico Social em bairros de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína realizou na última sexta-feira, 17, mais uma etapa de ações do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social). As ações são referentes à etapa pós-obras e foram realizadas no CEI (Centro de Educação Infantil) Nossa Senhora da Natividade, no Setor Nova Araguaína.

O projeto leva aos moradores palestras educativas com agentes de trânsito, eletrotécnico e engenheiros ambiental e civil, além de distribuição de kits alimentares, brincadeiras com pula-pula e distribuição de panfletos.

De acordo com o diretor da Habitação, Paulo Roberto Fernandes, “o objetivo é despertar a conscientização e promover a autonomia para participação dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, sobre manutenção dos bens e serviços, além de incentivar a preservação e conservação dos mesmos”.

Semanas do Meio Ambiente e Trânsito
O evento foi realizado na Semana Municipal do Meio Ambiente e Trânsito. A diretora do CEI Nossa Senhora da Natividade, Joana Carvalho, afirmou que as parcerias são importantes para envolver comunidade e escola, com distribuição de mudas de árvores da região.

“Com essa ação, os alunos e comunidade puderam conhecer mais sobre preservação, conservação e cuidados com os serviços da Prefeitura e sobre meio ambiente e trânsito”, comentou.

A engenheira civil da Secretaria de Infraestrutura, Lígia Saldanha, disse que a ação corresponde a uma “reeducação de estruturas, pois tem a finalidade de conscientizar a população sobre serviços e sua manutenção e preservação”.

Agentes de trânsito da ASTT também ministraram palestra sobre cuidados no trânsito. A engenheira ambiental Letícia Cortez abordou sobre os cuidados na coleta adequada dos resíduos para a preservação da saúde dos moradores. A parte referente À energia elétrica ficou com o eletrotécnico do Departamento de Iluminação Pública, Francivaldo Oliveira, que abordou sobre a implantação das luminárias de LED para o setor.

As ações do Projeto de Trabalho Técnico Social iniciaram pelos setores Vila Goiás e Setor Palmas, com visitas dos técnicos da Diretoria de Habitação visitando moradores e realizando trabalhos educativos.

As orientações seguem a partir do dia 1º de outubro beneficiando mais sete bairros. A programação está prevista para até o dia 22 de outubro com a realização de reuniões técnicas para finalização do PTTS, além de peças teatrais abordando assuntos como depressão e o feminicídio.

O PTTS
O Projeto de Trabalho Técnico Social é o documento que sistematiza a proposta de trabalho junto aos moradores beneficiários. Nas intervenções relacionadas ao desenvolvimento urbano, os projetos devem ter enfoque multidisciplinar, fundamentando-se nos princípios de participação comunitária, sus