A Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira, 18, o balanço da Operação Shamar, que foi deflagrada em todo o Tocantins, no último 21 de agosto e finalizou no dia 14 de setembro, com o objetivo de combater à violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio.
Foram 379 policiais militares e civis participando das ações educativas, envolvendo palestras e ações de panfletagem, com o foco em orientar mulheres e homens sobre violência e familiar contra a mulher.
Durante a Operação foram atendidas cerca de 542 vítimas, além de 92 presos em flagrante delito, 142 atendimentos de ocorrências, 117 boletins de ocorrência registrados e 42 condução de suspeitos por violência doméstica familiar.
A PMTO também registrou atendimentos de ocorrência a casos de feminicídio durante a Operação Shamar. Foram realizadas duas conduções de suspeito à unidade policial, dois presos em flagrante, um preso por mandado de prisão e um menor foi apreendido em por ato análogo ao feminicídio.
Para o Coordenador da Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, que esteve à frente da Operação Shamar, pela PMTO, Tenente-Coronel Rodrigo Lacerda, esses dias de ações foram essenciais para fortalecer a conscientização da população sobre o combate à violência contra a mulher. “Um dos resultados que também consideramos positivos é o aumento do diálogo institucional dos que atuam no atendimento da segurança das mulheres e estreitamento entre essas intuições, no sentido beneficiar mais ainda essas pessoas.” Declara o Coronel.

A Operação Shamar foi proposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Segurança Nacional de Segurança Pública (SENASP) em parceria com o Ministério das Mulheres (MM).
No Tocantins, a Polícia Militar contou com a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher) e a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot).





