ESTADO

Plantio de soja no Tocantins atinge 30% da área a ser cultivada

O plantio de soja no Tocantins, carro chefe dos grãos cultivados no estado, já alcançou 30% da expectativa da área agricultável, sendo que, até o início do mês de dezembro, espera-se a conclusão do plantio. As informações são da diretoria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria da Agricultura Pecuária e Aquicultura (Seagro).

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Alexandre Barreto, ligado ao Departamento de Agrometereologia da Secretaria de Agricultura, as chuvas chegaram de forma irregular no mês de outubro. “A tendência é permanecerem desta forma até dezembro e a partir de janeiro de 2020 espera-se a estabilização das chuvas, permanecendo assim, até final do período chuvoso em abril”, destacou.

O engenheiro agrônomo lembrou ainda que, mediante as irregularidades das chuvas até o fim de 2019, o produtor rural deverá ficar atento às previsões climáticas de curto prazo, utilizando para isto, as ferramentas digitais como o aplicativo Info Tempo e o Portal da Agrometereologia da Secretaria de Agricultura.

Expectativa

A expectativa para produção de grãos na safra 2019/2020 é atingir 4,9 milhões de toneladas, ultrapassando a safra anterior que produziu 4,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,5%.  Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a soja continua sendo o principal grão cultivado no Tocantins, na safra 2018/2019 produziu 2,9 milhões de toneladas, a expectativa para a safra 2019/2020 é alcançar 3,1 milhões de toneladas, um aumento de 7,1%.

Resenha do Tempo

A Resenha do Tempo traz informações precisas sobre a previsão do tempo para diversas regiões do Tocantins, auxiliando o produtor nas tomadas de decisões para o plantio da safra e execução de outras atividades agrícolas que dependem diretamente das condições do clima. A Resenha é um aplicativo produzido pela Seagro e Universidade do Tocantins (Unitins) e pode ser acessado no portal da Agrometeorologia no site www.seagro.to.gov.br

O secretário da Seagro, César Halum, enfatiza a importância dos aplicativos para auxiliar o produtor no campo. “Dessa maneira, a Resenha do Tempo é uma ferramenta importante e mais uma das nossas contribuições para deixar bem informado quem faz da terra o campo de desenvolvimento do nosso Tocantins e do Brasil”, destacou.