Dados do Sebrae Tocantins, divulgados nesta semana, apontam que o setor de confecção de roupas tem um total de 1.168 empresas ativas especializadas na produção de vestuário em geral. Desse total, 99,66%, (1.164) são pequenas empresas.
O analista do Sebrae Bruno Vilaverde aponta que esses negócios têm impacto significativo na economia do Tocantins, com a geração de renda e empregos, além da contribuição para a economia da região. “Esse cenário reflete uma característica do mercado tocantinense, onde os pequenos negócios se destacam e lideram os setores, como o de confecção, isso ocorre de diversas formas e a inovação e criatividade sem dúvida estão dentro desta pirâmide”, conclui.
Ainda segundo o técnico, esses empreendimentos atendem às demandas por produtos de vestuário e exploram novas tendências do mercado.
“A concentração de pequenos negócios no setor de confecção reflete a capacidade dos empreendedores de transformar desafios em oportunidades”, aponta.
O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, ressalta que além do impacto econômico direto, essas pequenas confecções também contribuem para a identidade local, com ofertas de produtos que refletem a cultura regional e as preferências dos consumidores do Estado. “A presença significativa de pequenas empresas no setor de confecção indica que o Tocantins tem um papel importante nesse segmento. O suporte contínuo e o desenvolvimento desses empreendimentos são essenciais para superar desafios e explorar novas oportunidades. A atuação do Sebrae e outras iniciativas de apoio são relevantes para o crescimento e evolução da indústria local”, finaliza. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)