Araguaina

Nossos serviços: Em 2023, CRAS de Araguaína realizou mais de 7 mil atendimentos

Você sabe quando procurar os CRAS? As unidades em Araguaína são as principais portas de entrada para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), ou seja, encaminham e permitem que as famílias em situação de vulnerabilidade social acessem serviços socioassistenciais, benefícios eventuais e participem das iniciativas das políticas públicas.

Em 2023, os centros atenderam cerca de 3.437 famílias e totalizaram mais de 7 mil atendimentos. Araguaína possui três CRAS ativos em setores estratégicos – Céu Azul, Araguaína Sul e Lago Azul – para atender a população com diversos serviços, dentre eles o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Além do SCFV de cada CRAS, Araguaína ainda conta com mais três extensões do serviço de fortalecimento de vínculos nos setores Jardim das Flores, Setor Costa Esmeralda e no Distrito Novo Horizonte para ampliar ainda mais a cobertura de atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Ainda este ano, o SCFV do Novo Horizonte deve receber uma nova sede.

“Por meio dessas unidades de atendimento é possível descentralizar as atividades oferecidas que ampliam os direitos de cidadania, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover a socialização, desenvolvimento pessoal e ainda prevenir situações de risco,” explica o secretário da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, José de Guia.

Nos SCFV, as atividades e oficinas visam fortalecer os laços comunitários e são ofertadas para diversos públicos, como  idosos, mulheres, crianças e adolescentes.

Serviços à disposição da população

Dentre os serviços oferecidos pelos CRAS estão o acolhimento das demandas sociais, encaminhamento a outras políticas públicas ou serviços, visitas domiciliares, acesso a programas de transferência de renda e benefícios eventuais, grupos socioeducativos diversos, acompanhamento sociofamiliar, PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), entre outros com a atuação de uma equipe multidisciplinar.

Nas unidades ainda é possível realizar a inscrição das famílias no CadÚnico (Cadastro Único), possibilitando o acesso a vários programas sociais governamentais, como transferência de renda (Bolsa Família e BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, programas habitacionais, entre outros.

Os CRAS, em parceria com Centro de Geração de Renda de Araguaína, também disponibilizam oficinas, cursos e capacitações profissionais que têm como intuito incentivar a autonomia financeira das famílias atendidas.

Tarifa Social de Energia Elétrica

Para acessar o benefício concedido pela Energisa, concessionária de energia elétrica do Tocantins, o cidadão precisa manter as informações atualizadas no CRAS de referência para o seu bairro a cada dois anos. Segundo a Energisa, somente em Araguaína, 5.690 famílias têm a possibilidade de conseguir descontos na conta de energia elétrica por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), conhecida como “Baixa Renda”.

A supervisora comercial da Energisa em Araguaína, Josiane Faccioli Garcia Cruz, enfatiza a importância que Tarifa Social representa no orçamento familiar.  “Começar um novo ano com desconto no bolso é bom para todos os clientes. Por isso, recomendamos às famílias araguainenses que não deixem essa oportunidade passar e que garantam esse direito”.

A concessionária informa que podem receber o benefício famílias que possuem renda mensal igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa. Também é preciso ter inscrição ativa no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal.

Após a atualização, o cliente pode entrar em contato com a concessionária por meio do aplicativo da Energisa (Energisa On), na agência de atendimento ou pelo telefone 0800 721 3330 para apresentar a documentação exigida e agilizar o processo de obtenção do benefício.

Onde ficam os CRAS?

O CRAS I – Rua Lontra, QD.12 LT.29, no Setor Céu Azul
Contato: (63)  3412-5152

CRAS II – Praça Iguaçu, QD 10, LT 04, Setor Araguaína Sul
Contato: (63) 99973-9763 e 3412-4023

CRAS III – Rua 8 QD. 04 LT. 01 S/N°, Setor Lago Azul
Contato: (63) 99951-0119.

Qual a diferença entre o CRAS e o CREAS?

Enquanto o CRAS trabalha para fortalecer o vínculo familiar e comunitário de forma preventiva, o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) atende famílias e pessoas que tiveram os seus direitos violados ou que sofreram violências, abusos e discriminação, e ainda presta apoio e assistência para pessoas com deficiência, em situação de rua e dentre outros casos.

Atualmente, o CREAS está localizado na Rua dos Maçons, nº 54, no Centro. Os atendimentos são feitos por meio de encaminhamentos do Sistema de Garantias de Direitos, busca ativa ou de forma espontânea por contato telefônico ou presencial. A unidade funciona de segunda à sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e os cidadãos podem entrar em contato pelos telefones (63) 3411-7116 ou (63) 99973-9729.

Quando procurar a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação?

Os serviços mais complexos do CadÚnico podem ser realizados na sede da secretaria, além da emissão das Carteirinhas do Idoso e ID Jovem. No local também são feitos atendimentos e orientações para imigrantes, inscrição em programas habitacionais, informações sobre a construção de casas para as famílias de baixa renda, bem como o auxílio para obterem crédito imobiliário com as instituições financeiras. A secretaria está localizada na Rua Humberto de Campos, 508, no Bairro São João.