CIDADES Saúde

No Dezembro Vermelho, Secretaria de Estado da Saúde promove ‘Momento Saúde’ para servidores

Foto: Ananda Santos

Com objetivo de promover bem-estar, relaxamento e conscientização, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) promoveu na sexta-feira, 08, uma programação especial para os servidores da Pasta. A ação denominada ‘Momento Saúde’, foi em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, que sensibiliza sobre a luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmitidas (IST).

No evento coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST), teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), Centro de Práticas Integrativas Complementares da UFT (Cepic) e Federação Tocantinense de Xadrez. Na ocasião foram oferecidas palestras, testagem rápida de ISTs, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e massagens terapêuticas. Houve também momentos de descontração com jogos de videogame e xadrez.

A gerente de Regulação do Trabalho/SES-TO, Tayse de Paula dos Reis Santos, afirmou que “o objetivo é promover um momento de interação aos servidores da Secretaria, sempre com o intuito de incentivar momentos de descontração, cuidado com a saúde, promoção e qualidade de vida aos nossos trabalhadores”.

“As palestras foram muito boas e necessárias. Abriu discussões pra gente aprender outras experiências, cada uma falou da vivência em casa, da alimentação, como anda a saúde mental, o trabalho. É muito bom participar dessas rodas de conversa, gostei bastante, deveria ter mais vezes!”, afirmou a analista I, da SES-TO, Maria José Aquino Lima.

A coordenadora técnica das Doenças Infectocontagiosas da SEMUS de Palmas, Eziane de Fátima Paraense da Costa, afirmou que, “a detecção precoce do HIV é importante para os servidores e toda a população. Fazemos teste para HIV, hepatite e sífilis. Com essa detecção, descobrimos o resultado e tratamos oportunamente evitando sequelas. Entre 20 a 30 minutos sai o resultado. Se der positivo, nós notificamos do caso, porque é obrigatório, para os dados epidemiológicos e para que a pessoa busque o tratamento adequado na unidade básica de saúde ou pelo plano de saúde, se tiver”.

Foto: Ananda Santos
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.