AÇÃO POLICIAL

Militares de Araguaína que salvaram motorista de carro em chamas são promovidos por ato de bravura

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, promoveu por critério de bravura dois militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), sediado em Araguaína.

Os policiais Cícero Canuto que era 1º sargento foi promovido à graduação de subtenente e James Reis, que era soldado agora passa a ser cabo. Os dois salvaram uma pessoa que sofreu um acidente no dia 7 de julho de 2019.

O acidente

Segundo apurado, o condutor trafegava em alta velocidade e quando percebeu um caminhão estacionado à sua frente tentou desviar, mas chocou-se no para-choque do veículo, o que fez ele perder o controle da direção e bater posteriormente em um poste da rede de energia.

De acordo com informações, Igor da Silva Cardoso, de 23 anos, ficou desacordado após a colisão e teve de ser retirado às pressas do veículo que começou a pegar fogo. O resgate foi feito pelos policiais militares Canuto e Reis, que realizavam patrulhamento na região no momento do acidente.

Em conversa com a nossa equipe os policiais relataram como ocorreu o salvamento, “…a gente estava em patrulhamento pela rodovia quando se deparou com a situação. O carro começou a pegar fogo, chamas muito altas… E tava energizado, tinha muito fio em cima do carro, no caminhão, e na rodovia. A gente pegou o extintor e tentamos apagar o fogo. Mas as chamas já estavam muito altas… Nós resolvemos então abrir a porta do carro, tirar o motorista que estava desacordado e colocá-lo em um local seguro. Depois a gente acionou o Corpo de Bombeiros.”

“A gente tentou agir com o máximo de profissionalismo, né? Embora seja uma situação fora do comum, haja vista que não é com a criminalidade, mas sim com prestar socorro. E a gente não tem equipamento adequado pra isso, já que tinha fogo, energia elétrica… Mas, nesses casos a gente esquece um pouco de si pra salvar a vida do cidadão…”, frisou.

Os atos de promoções foram divulgados no Diário Oficial do Tocantins. Tal promoção está prevista no Estatuto dos Policiais e Bombeiros Militares do Tocantins.