Geral

Mais 30 pacientes são beneficiados com entregas de próteses pelo Governo do Tocantins

Para proporcionar maior autonomia e mobilidade para pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Palmas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realiza a entrega de próteses nos dias 18 e 20 de junho. No total, serão entregues 30 próteses, as quais fazem parte da programação da Pasta, que irá beneficiar 400 pacientes assistidos pelos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCER’s) de todo o Estado.

O serviço foi retomado em outubro de 2023 e desde então, 275 pacientes já foram tirar suas medidas e 65 já receberam as suas próteses. “Essas entregas e medidas estão obedecendo à ordem cronológica de solicitação, então esse primeiro empenho atende os pacientes de 2017 a 2021, depois seguimos o trabalho para sanar a demanda reprimida até o ano de 2023”, afirmou a superintendente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência/SES-TO, Thais Farias.

“Tudo é pensado de maneira a tornar o atendimento mais eficaz, as próteses são feitas sob medida e a entrega é a etapa final desse processo. No primeiro momento o paciente é chamado para uma consulta antes de o material ser entregue, o que garante que a utilidade será ainda melhor, baseada nas necessidades reais do paciente. Todos os meses, são novas belas histórias de vida recontadas e realidades que se modificam, por isso a nossa satisfação”, destacou a gerente  do CER III, Raidênia Oliveira.

Um dos pacientes beneficiados foi o José Silva Mendonça, 67 anos, que em 2018 teve sua perna amputada. “Eu morava na roça e levei um coice de uma vaca que quebrou a minha perna, passei mais de ano lutando com essa perna, no total foram 11 cirurgias e quando estava ficando bom, quando levei uma picada de uma cobra que acabou resultando na amputação. Desde a amputação eu entrei na fila para receber essa prótese que está sendo entregue hoje, estou muito feliz e apesar de eu ser muito ativo acredito que a prótese me trará ainda mais mobilidade”.

 

Como solicitar

Para solicitar a prótese é necessário que o paciente siga o fluxo da CIB 173, indo à Unidade Básica de Saúde de sua referência, para que seja emitido um encaminhamento para um dos Serviços ou Centros Especializados em Reabilitação (SCER’s) de referência, para uma consulta em reabilitação física. Após isso, o paciente passará pela equipe multiprofissional dos SCER’s, e após avaliação este paciente é inserido na lista para a prótese.

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins