CIDADES Saúde

Hospital Dona Regina discute diretrizes para fomentar índices como Amigo da Criança

Foto: Erlene Miranda

Na terça-feira, 31, no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde (MS), em Palmas, iniciou-se a primeira reunião de alinhamento da equipe do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), sobre as diretrizes para fomentar os índices da unidade como Hospital Amigo da Criança. Participam do evento, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e do Ministério da Saúde (MS).

A reunião foi promovida pelo Comitê de Aleitamento Materno (CAM) do hospital e segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR e presidente do comitê, Walkiria Pinheiro, “nós realizamos uma autoavaliação e agora discutimos os itens que precisam ser melhorados. Iremos traçar estratégias, para melhorar os serviços, e consequentemente, o atendimento à população”.

O diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa, explica que “o intuito é que estas reuniões sejam feitas sempre, a fim mensurar como estão os nossos processos de trabalho, pois as análises são de extrema relevância para a melhoria dos serviços prestados na unidade, que é a referência para todo o Estado”.

A assessora técnica na coordenação de Saúde Integral da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde (MS), Lorena Toledo de Araújo Melo, esteve na reunião. “Vim participar representando o MS nessa atividade que vamos desenvolver nos próximos dois dias. Vamos trabalhar como base o automonitoramento que o hospital realizou em 2022, debruçando sobre as fragilidades que foram notadas na avaliação”, finalizou.

 

Participantes e programação

A reunião contou com a participação de coordenadores de equipe do HMDR, além de representantes da Diretoria de Atenção Primária, Especializada e áreas estratégicas para os cuidados primários da SES-TO.

A programação conta com visita da representante do MS ao HMDR e uma reunião com os diretores da unidade. Já na quarta-feira, 1º, será realizada mais uma reunião para tratar das diretrizes de melhoria na unidade hospitalar.