O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), dessa quinta-feira, 28, a designação dos aprovados no processo seletivo para a função pública de diretor de unidade escolar da rede estadual de ensino. Foram nomeados os novos diretores e nas unidades onde houve mais de um aprovado, lista dupla, prevaleceram o primeiro colocado.
Os diretores aprovados passarão por uma formação que ocorrerá no período de 9 a 12 de janeiro. Os aprovados no concurso exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo seletivo. O resultado dos aprovados está distribuído por Superintendência Regional de Educação (SRE), conforme o Edital nº 01/2023.
O processo para seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), visando à efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende a Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).
Conforme o titular da Seduc, Fábio Vaz, o processo seletivo além de fortalecer a gestão democrática, promove a autonomia das escolas e consequentemente a qualidade do ensino na rede estadual. “Todo o processo foi realizado com muita seriedade e critério, a fim de que tenhamos gestores cada vez mais qualificados à frente das nossas escolas. Além de passarem por uma formação no início do ano, posteriormente os diretores serão contemplados com uma especialização em gestão ofertada em parceria com a Seduc e a Unitins [Universidade Estadual do Tocantins”, afirmou.