Oportunizar a profissionalização, maior expectativa de empregabilidade e empreendedorismo, além da remição de pena, são alguns dos objetivos e resultados positivos dos cursos de qualificação promovidos pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência dos Sistemas Penitenciário e Prisional. Nesta segunda-feira, 26, foi realizada a aula inaugural do curso de Olericultura Orgânica, ofertado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) aos custodiados da Unidade Penal Regional (UPR) de Guaraí.
No total, 15 pessoas privadas de liberdade realizam a capacitação de 40 horas, que aborda o cultivo de frutos e hortaliças de ciclo rápido. Ao reforçar a importância do curso para os participantes, o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, Dilson Noleto, incentivou os custodiados a aproveitarem a qualificação.
“Nós concentramos vários esforços para que esse curso acontecesse, portanto que vocês possam dar valor, deem total atenção ao professor. O mais importante é que vocês aprendam muito e tenham qualificação. Aqui na unidade tivemos um aumento de 50% de pessoas trabalhando, muitas pessoas gostariam de ter essa oportunidade. Agradeço ao chefe da Unidade por abrir as portas para que possamos realizar essa ação, e podem contar com a nossa Gerência para o que precisarem”, ressaltou.
O instrutor do Senar, Jailton Gomes, destacou que o curso é uma excelente oportunidade de geração de renda no mercado de trabalho. “O nosso objetivo é trazer conhecimentos, para proporcionar uma alternativa de vida lá fora. Hoje é possível viver de hortaliças de ciclo rápido, e aqui vamos ter aulas teóricas e práticas. A partir do momento da conclusão desse curso, vocês terão mais conhecimento e uma boa bagagem, para até implantar o negócio do segmento de horticultura lá fora. No decorrer da semana eu vou apresentar para vocês, tanto a parte técnica produtiva como estratégias e técnicas gerenciais que possibilitam a implantação do negócio”, explicou.
Um dos custodiados que participa da qualificação agradeceu o empenho dos policiais penais e as parcerias, que proporcionam e ofertam mais conhecimentos. “Eu acredito que nós vamos ter uma nova vida lá fora, e acredito na mudança de vida de cada um. E com essa mobilização que vocês estão fazendo, a gente tem que ser grato pela oportunidade, que não é pra todos”, disse.