Araguaina

Governo do Tocantins entrega próteses a pacientes do SER de Araguaína

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na quarta-feira, 17, a entrega de próteses, para os pacientes referenciados do Serviço Especializado em Reabilitação, de Araguaína. A entrega faz parte da programação da Pasta, que irá beneficiar 500 pacientes assistidos pelos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCER’s) de todo o Estado. Entre as próteses entregues estão as de amputação transtibial, transfemural, transradial e prótese mamária.

O serviço foi retomado em outubro de 2023 e dividido em três etapas: a primeira é a convocação do paciente para retirada das medidas, pois as próteses são personalizadas; a segunda é a parte da confecção dessas próteses e a terceira a convocação para a entrega. “Nesse primeiro momento convocamos 26 pacientes, mas no total só em Araguaína serão atendidos 100 pacientes e, pra nós que fazemos parte da equipe de atendimento desses pacientes é uma satisfação poder ver a expressão de alegria no rosto de cada um, no momento que estão fazendo essas provas. Enche-nos de orgulho, em ver que o trabalho de muita dedicação e esforço está devolvendo às pessoas a nova perspectiva de vida, isso não tem preço”, destacou a gerente do SER Araguaína, Fabricia Mota.

A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência/SES-TO, Rosa Helena Ambrosio, destacou que “essas entregas estão obedecendo a ordem cronológica de solicitação, então esse primeiro empenho atende os pacientes de 2017 a 2021, depois seguimos o trabalho para sanar a demanda reprimida até o ano de 2023”.

Um dos pacientes beneficiados foi Cícero Romeiro da Silva, morador do município de Araguaína, que sofreu um acidente em 2016 e desde 2017 aguardava a prótese. “Estou muito feliz em poder receber essa prótese, depois do meu acidente dei entrada nesta solicitação, mas nunca tinha recebido e como não tenho condições financeira não posso comprar, mas tenho certeza que ela vai modificar minha vida, me dar mais mobilidade para poder retomar minhas atividades normais, só tenho a agradecer”, afirmou.

Outra vida transformada é a do Antônio dos Santos de Oliveira Dias, que devido a um acidente de trânsito em 2018, teve pé amputado e falou da satisfação em receber a prótese. “Essa será minha primeira prótese, estou tirando as medidas e estou muito confiante que poderei aposentar a minha muleta e voltar a ter pelo menos 80% da mobilidade que tinha antes, um ano novo e uma vida nova”.

Como solicitar

Para solicitar a prótese é necessário que o paciente siga o fluxo da CIB 173, indo à Unidade Básica de Saúde de sua referência, para que seja emitido um encaminhamento para um dos Serviços ou Centros Especializados em Reabilitação (SCER’s)  de referência, para uma consulta em reabilitação física. Após isso, o paciente passará pela equipe multiprofissional dos SCER’s, e após avaliação este paciente é inserido na lista para a prótese.

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Entre as próteses que serão entregues estão as de amputação transtibial, transfemural, transradial e prótese mamárias