Estudantes de escolas públicas e particulares já podem se inscrever na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes, que está com inscrições abertas até o dia 1º de maio. Podem participar alunos de todas as turmas do ensino fundamental e médio.
Este ano, a olimpíada será realizada de forma presencial, em fase única, com a data prevista para o dia 20 de maio. A inscrição nos dois eventos pode ser realizada na plataforma de cadastro https://app.oba.org.br.
A Olimpíada de Astronomia será realizada em quatro níveis conforme a escolaridade dos estudantes. O objetivo é promover por meio das atividades propostas o interesse pela astronomia e astronáutica e ciências afins. E também de promover de forma lúdica conhecimentos sobre temas como atmosfera, sistema solar, satélites, viagens realizadas no espaço, a forma de comunicação dos astronautas, entre outros.
Os estudantes que alcançarem ótimos resultados na Olimpíada de Astronomia poderão receber medalhas, fazer parte de um processo seletivo realizado com o objetivo de identificar alunos para participarem das olimpíadas internacionais e concorrerem a uma vaga para participarem de uma jornada espacial, que acontece em São José dos Campos (SP).
A mostra de foguetes também será realizada de acordo com o nível de escolaridade dos estudantes. O objetivo é promover o interesse pelo processo de construção e lançamento de foguetes e este será feito utilizando as garrafas pets, tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Os lançamentos dos foguetes serão realizados nas escolas, sob a coordenação de um professor.
No portal da olimpíada www.oba.org.br, os participantes contam com vídeos tutorias e os regulamentos.






