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Escola de Araguaína leva estudantes para conhecer laboratórios de História e Geografia da UFNT

Estudantes do Colégio Estadual Welder Maria de Abreu Sales, localizado em Araguaína, tiveram uma aula diferente. Eles visitaram a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), câmpus de Araguaína, e conheceram os laboratórios dos cursos de Geografia e História.

A atividade faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola e contempla os componentes curriculares de História e Geografia que trabalha os conteúdos de Educação Patrimonial e Ambiental. Participaram da ação 39 estudantes das turmas dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental.

A professora Anúbia Rodrigues Sobrinho, de História, das turmas do 9º ano e coordenadora Pedagógica de Área de Ciências Humanas, ressaltou a importância da aula campo para ampliar a aprendizagem. “Foi maravilhoso presenciar o resultado dessa ação, ver cada estudante surpreso e satisfeito pela experiência de contato com o ambiente da universidade, onde, com muita curiosidade, exploraram cada detalhe. Essa ação foi importante porque além dos alunos terem participação ativa em todas as atividades, houve uma interação entre eles e os professores universitários”, explicou.

A professora Andreza Silva de Almeida, que leciona História, descreveu a visita. “No laboratório de História, os estudantes tiveram contato com a trajetória de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Tocantins, tiveram acesso a relíquias da música brasileira e equipamentos que fizeram parte de acervos de famílias. Também ressaltamos a alegria e o entusiasmo dos estudantes em participar dessa atividade”, afirmou.

A professora Célia dos Santos Silva destacou a importância da inclusão. “Os nossos alunos da Educação Especial se envolveram, gostaram e aprenderam com essa experiência”, frisou.

A estudante Heloisa de Sousa Campos, 14 anos, destacou o valor dessa aula diferenciada. “Tivemos palestras e observações de peças históricas e conhecemos o Centro de Documentação Histórica, que possui diversos instrumentos antigos, como cédulas, livros e outros. Foi um momento importante para a nossa reflexão sobre a vida e a sociedade”, contou.

A estudante Raysa Cristina da Silva, 15 anos, destacou as suas aprendizagens. “Nos laboratórios que visitamos, aprendemos sobre tipos de rochas e ficamos sabendo que para explorar o solo e recolher os minerais precisa de autorização de órgãos competentes, já que eles pertencem ao Governo Federal. E outro assunto que estudamos foi conhecer como originou os bairros de Araguaína. Foi uma experiência boa, aprendemos muito e tivemos um contato valioso com as ciências da História e Geografia”, frisou.

Kauan da Silva Soares, 11 anos, também falou de sua experiência. “Eu gostei de conhecer pedras raras, vi pedras incríveis, como a pepita de ouro e com o uso da lupa podemos observar a composição das rochas. Aprendemos também sobre petróleo, objetos antigos como uma balança, um rádio, máquina de datilografia e discos de vinil. Gostei dessa experiência que a escola me proporcionou”, comentou.