CIDADES Saúde

Equipe da Secretaria de Estado da Saúde realiza visita técnica a vigilância do município de Guaraí

Foto: Dicom SES-TO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na quarta-feira, 24, uma visita técnica ao município de Guaraí. A atividade foi coordenada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e contou com a participação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) e a Vigilância Epidemiológica (VE) municipal.

A visita do CIEVS foi composta por pelas coordenações estratégicas da Unidade de Resposta Rápida (URR) e Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH) e teve como objetivo principal alinhar e fortalecer os serviços de detecção, prevenção e controle das doenças, agravos e eventos de notificação compulsória que constituem uma emergência de saúde pública.

“Essa visita enfatizou a importância que nós como unidade hospitalar temos na garantia da segurança e bem-estar dos pacientes e profissionais de saúde. É uma oportunidade única para aprimorarmos os processos de vigilância epidemiológica para oferecermos a capacidade de resposta do hospital frente a possíveis desafios”, comentou o diretor geral do HRGUA, Claudio Reis de Oliveira.

Para a coordenadora do NHE do HRG, Maria José Neres, “durante a visita dos membros da REVEH ao NHE de Guaraí, puderam conhecer de perto a estrutura, as rotinas e os procedimentos adotados para a vigilância epidemiológica na unidade hospitalar. Além disso, foi possível compartilhar boas práticas, identificar desafios e sugerir melhorias na gestão e na qualidade dos dados coletados. Foram discutidos diversos tópicos relevantes para a vigilância epidemiológica, tais como o treinamento adequado dos profissionais de saúde para o registro correto dos dados, a importância da comunicação eficiente entre os diferentes setores do hospital e a relevância da educação em saúde para a conscientização dos pacientes e colaboradores”.

“Gostaria de agradecer a equipe da área técnica o CIEVS pela visita e assessoria in loco em nosso município. Pois, é muito importante para nós, em quando direção/coordenação fortalecer os laços entre Estado do Tocantins e município em prol de um trabalho sistematizado e organizacional. Ficamos felizes em saber que podemos contar com uma área técnica que nos oferece todo o suporte necessário”, disse a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Guaraí, Bruna Alves de Queiroz.

“A visita técnica contribui para o fortalecimento dos processo de trabalho. É um momento de orientações e treinamento com o intuito de  fortalecer as ações de Vigilância  em Saúde”, comentou a Coordenadora da REVEH, Patricia Gomes.

A visita técnica da REVEH ao NHE de Guaraí foi considerada de suma importância pelos participantes. Houve um intercâmbio valioso de conhecimentos e experiências, fortalecendo a capacidade de vigilância e resposta do hospital diante de surtos e epidemias. Além disso, foram feitas recomendações específicas para melhorias, que certamente contribuirão para aprimorar a qualidade dos serviços prestados.

 

O CIEVS

O CIEVS é um centro de inteligência de vigilância em saúde que contribui para o aprimoramento das ações de comunicação, prevenção e controle de doenças de interesse epidemiológico, tanto no âmbito hospitalar, como nos municípios e sua eficácia depende de parcerias intersetoriais e equipe capacitada.

A assessoria técnica tem a finalidade de integrar e qualificar os serviços para as Capacidades Básicas de Vigilância, Alerta e Resposta, conforme preconizado no Regulamento Sanitário Internacional de 2005.

Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.