AÇÃO POLICIAL

Em solenidade de posse, CBMTO ganha três cadeiras efetivas na Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins

Foto: Ademir dos Anjos

Na quarta-feira, 23, aconteceu a solenidade de instalação e posse dos novos acadêmicos da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins (ALCAM-TO). O evento foi realizado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas, e contou com a presença de membros de Academias de Letras de outros estados e demais autoridades. O Chefe do Estado-Maior e subcomandante do CBMTO, Coronel Peterson de Queiroz Ornelas, representou o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins no evento.

Na noite de diplomação e posse, militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram empossados como membros da Academia. O CBMTO ganhou três cadeiras efetivas, sendo a  tenente-coronel da Reserva, Lucelita Maria Alves diplomada como Acadêmica Fundadora da ALCAM-TO, o Subchefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Cleber Sobrinho, e o tenente-coronel, Wellington de Souza Moura,  empossados como Acadêmicos Militares Efetivos.

O Chefe do Estado-Maior e subcomandante do CBMTO, Coronel Peterson de Queiroz Ornelas

“Com muita honra e satisfação tomei posse da cadeira de número 11, tendo como patrono o Imperador Dom Pedro II. Fazer parte dessa academia se transfigura como uma grande responsabilidade, não só para ajudar a crescer essa nova academia, como também a responsabilidade que temos de estarmos cada vez mais produzindo conteúdo, artes e também incentivando aos próximos que virão. E o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está de parabéns, pois tem três membros, e todos nós estamos felizes e gratos a Deus pela oportunidade de constribuirmos ainda mais com os nossos saberes”, comemorou o Subchefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Cleber Sobrinho.

Subchefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Cleber Sobrinho, e o tenente-coronel, Wellington de Souza Moura

Ocupando a cadeira 12 da Academia, o Tenente-Coronel do CBMTO Wellington Moura, tem como patrono Oswaldo Cruz, e falou sobre a importância da Academia.  “A criação da ALCAM-TO é um ganho para a sociedade tocantinense devido à união de várias mentes que trabalham como escritores, pesquisadores, cientistas e artistas, e isso faz com que fomentemos o conhecimento”, pontuou o Tenente-Coronel.

Tenente-coronel, Wellington de Souza Moura, foi empossado como Acadêmico Efetivo – Ademir dos Anjos

ALCAM-TO

A Academia de Letras, Ciência e Artes dos Militares do Tocantins (ALCAM-TO) foi criada em 14 de setembro de 2022 e é constituída de escritores, artistas e/ou cientistas que sejam policiais militares ou bombeiros militares, da ativa ou da reserva do estado do Tocantins, os quais se dediquem ao estudo e produção de obras que retratem a filosofia, a cultura, a técnica e as temáticas do universo da Segurança Pública, visando, especialmente, o resgate da história das Corporações, seus vultos e o fazer científico-literário de maneira geral.
Atualmente, a Academia é estruturada a partir de três instâncias de associados, sendo: os membros efetivos e perpétuos, ocupando as cadeiras privativas dos militares ativos e inativos; os sócios correspondentes, pensionistas, dependentes e civis, que atuem como escritores, como artistas ou como pesquisadores; e os sócios beneméritos, pessoas físicas ou jurídicas que colaboram com as necessidades e interesses da instituição.